metropoles.com

Nem Bolsonaro nem Haddad. Rollemberg anuncia neutralidade

Nessa terça (9), a Executiva nacional do PSB declarou apoio ao petista, mas liberou DF e São Paulo para tomar as próprias decisões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Filipe Cardoso/Metrópoles
Rodrigo Rollemberg
1 de 1 Rodrigo Rollemberg - Foto: Filipe Cardoso/Metrópoles

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato à reeleição ao GDF, anunciou na manhã desta quarta-feira (10/10) que não vai apoiar nem Jair Bolsonaro (PSL) nem Fernando Haddad  (PT) na corrida ao Palácio do Planalto.

“Nós não vamos nos engajar em nenhuma campanha presidencial. O nosso grande objetivo é unir Brasília, respeitando a vontade dos eleitores e nos relacionando institucionalmente com todo o respeito com qualquer presidente eleito”, disse.

Nessa terça (9), a Executiva nacional do PSB declarou apoio ao petista, mas liberou o DF e São Paulo para tomar as próprias decisões.

A neutralidade de Rollemberg pode custar a ele adesões importantes no segundo turno. O PT brasiliense, por exemplo, condicionou uma eventual aliança com o governador apenas se ele manifestasse apoio a Haddad. O PSol, por sua vez, exigiu uma declaração clara do chefe do Executivo local contra Jair Bolsonaro em troca de uma composição contra Ibaneis Rocha (MDB).

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) foi o mais votado no Distrito Federal no primeiro turno. Ele teve 58,36%, totalizando 936.028 indicações de eleitores. Em segundo lugar, ficou Ciro Gomes (PDT), com 16,6%, o que corresponde a 266.174 votos. Haddad veio em seguida, com 11,87% ou 190.423 votos.

A polarização nacional entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad na disputa pela Presidência da República refletiu-se diretamente nos núcleos de inteligência das campanhas do Distrito Federal para o segundo turno.

Bombeiros e PMs
O anúncio foi feito após reunião de Rollemberg com integrantes da Polícia Militar que concorreram às eleições pelo PTC, mas não se elegeram. Durante o encontro, o governador voltou a culpar a situação econômica do DF por não ter encaminhado o plano de carreira da PMDF e do Corpo de Bombeiros. “Quando recebemos a sugestão, nós já estávamos em período eleitoral e impedidos de criar novas despesas”, explicou o buritizável.

Porém, prometeu que, caso seja eleito, enviará a proposta já no início do próximo ano. “Nós vamos encaminhar um plano de carreira que garanta a promoção independentemente de vagas e o soldado chegará ao topo da carreira com 15 anos. Quero ainda garantir que o Hospital da Polícia Militar seja gerido da mesma forma que o Instituto Hospital de Base e a paridade de vencimento entre ativos e inativos”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?