Na mira do PDT no DF, PPS, de Cristovam, faz convenção nesta sexta (3)
Articulador da coligação composta por PSD, PRB, Podemos e Solidariedade, o senador tenta agregar mais siglas. Mas o PDT fez outro convite
atualizado
Compartilhar notícia
Principal articulador da chapa ao GDF encabeçada pelo deputado federal Rogério Rosso (PSD), o senador Cristovam Buarque (PPS) participa de convenção regional de seu partido nesta sexta-feira (3/8). Nos últimos dias, Cristovam tem desviado da mira legendas que tentam mudar seus planos para as eleições.
O congressista sustenta as amarras da coligação composta por PPS, PSD, PRB, Podemos e Solidariedade, além de tentar agregar novos partidos. Com essa intenção, conversou com membros do diretório do PDT na manhã dessa quinta-feira (2).
Porém, ele também ganhou um convite: fazer uma dobradinha com o presidente da Câmara Legislativa (CLDF) e postulante ao Senado, Joe Valle (PDT). Como o senador insistiu em Rosso, os pedetistas sondaram a possibilidade de unir os grupos em uma coalizão com os ex-deputados distritais Eliana Pedrosa (Pros) e Alírio Neto (PTB), caso não se viabilize a candidatura de Peniel Pacheco (PDT) ao Palácio do Buriti.
Embora Cristovam tenha declarado desejo de estar em uma mesma chapa que Joe Valle, para o senador, mudar a essa altura do campeonato não é conveniente. “Eu trabalhei um ano para fazer uma chapa, não faz sentido de repente mudar dessa maneira”, disse ao Metrópoles. No atual grupo, a outra vaga ao Senado é do empresário Fernando Marques (Solidariedade).
Apesar disso, o parlamentar ainda tem esperanças de o PDT se agregar à coligação de Rosso. Sobre a possibilidade de o PPS-DF unir-se a Eliana Pedrosa, o presidente regional dos socialistas, Chico Andrade, afirma que está “fora de cogitação”.
Presidente do PDT-DF, Georges Michel assegura não ter fechado com nenhum outro partido ainda. “Parece que é pouco tempo até domingo (5), prazo para registro das chapas, mas ainda temos muito tempo para conversar”, pontuou. O PDT aguarda um posicionamento do comando nacional para, então, definir se leva para frente a pré-candidatura de Peniel Pacheco.
Agenda
Na quarta (1º), o diretório regional do PPS-DF aprovou a proposta da Executiva de compor a aliança liderada por Rosso. A meta para o pleito de 2018, de acordo Chico Andrade, é reeleger Cristovam e alçar um deputado federal. Enquanto a legenda deverá ir à disputa pela Câmara dos Deputados com aliados, para a CLDF, a intenção é sair sozinha.
Além do PPS, o Podemos-DF também realiza convenção nesta sexta (3). Segundo o presidente regional do Podemos, Marcos Pacco, o apoio a Rosso será ratificado. “Não vai mudar. Só se ele desistir”, brincou.
Como Rosso demorou a se decidir sobre a candidatura ao GDF, nos bastidores ainda há quem desconfie da firmeza da coligação. Para Cristovam, porém, não há dúvidas. “Estou muito animado. Rosso é o melhor candidato que a gente tem no DF”, elogiou.
Rede e DC
Enquanto alguns partidos estão indefinidos, outros bateram o martelo na quinta (2). Em convenção, a Rede-DF reafirmou o deputado distrital Chico Leite como candidato ao Senado e reiterou o apoio ao governador e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB).
O DC-DF, por outro lado, optou pela chapa encabeçada pelo deputado federal Alberto Fraga (DEM) e que tem como postulante a senador o também federal Izalci Lucas (PSDB).
Namorado por partidos como o PDT e o PT, o PCdoB se aproxima da chapa de Rollemberg. O acordo pode ser selado entre esta sexta-feira (3) e sábado (4), segundo declarou o presidente regional da legenda, Augusto Madeira, no evento da Rede-DF. “Amanhã ou sábado anunciaremos que vamos estar com os companheiros que estão aqui”, assegurou.
Serviço
Convenção do PPS-DF
Data: 3 de agosto
Horário: 16h
Local: Câmara dos Deputados, Anexo 2, Plenário 2, Ala das comissões
Convenção do Podemos-DF
Data: 3 de agosto
Horário: 19h
Local: Auditório da Associação Comercial do Distrito Federal, no Setor Comercial Sul
Colaborou Suzano Almeida