metropoles.com

Na CPI da Saúde, servidora do Samu denuncia desperdício de dinheiro

No primeiro depoimento à comissão, funcionária contou que em 2008 a Secretaria de Saúde comprou R$ 3 milhões em kits de exames que sequer teriam sido utilizados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook/Samu
samu
1 de 1 samu - Foto: Reprodução/Facebook/Samu

Na saúde do Distrito Federal não é preciso ir muito a fundo para se deparar com problemas. No primeiro depoimento à CPI da Saúde, que apura irregularidades na rede pública local, nesta quinta-feira (2/6), já foi possível identificar a sangria de recursos que deveriam salvar vidas no DF. De acordo com a Doutora Olga, representante e servidora do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no Conselho de Saúde, em 2008 a Secretaria de Saúde comprou R$ 3 milhões em kits para a realização de exames, que sequer teriam sido utilizados.

O presidente da comissão, Wellington Luiz (PMDB), afirmou que apesar de o período da compra ter sido anterior ao que é investigado (2011 a 2016), os delegados que fazem parte do corpo técnico da CPI entendem que há, no caso, crime continuando, quando o gestor público não faz nada para corrigir a irregularidade, tampouco pede o ressarcimento dos recursos mal utilizados.

De acordo com o depoimento da servidora, para que os kits fossem utilizados seria necessário que o governo adquirisse uma geladeira especial, para que os itens fossem estocados na temperatura correta. Só que, segundo ela, o aparelho nunca foi comprado. Outro gasto considerado desnecessário foi a compra de três caminhões que servem para situações de catástrofe, segundo o presidente da CPI foi informado.

Wellington Luiz determinou diligências na Secretaria de Saúde para que os técnicos da CPI da Saúde possam avaliar a situação das denúncias e identifiquem os responsáveis, para que eles sejam responsabilizados.

Na reunião desta quinta, a comissão definiu ainda que o prazo limite para que sejam definidos os nomes que ocuparão as sub-relatorias da CPI será o dia 9 de junho. Os nomes não foram definidos devido à ausência de dois integrantes da comissão, entre eles o relator, deputado Lira (PHS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?