metropoles.com

Ministro da Saúde, Gilberto Occhi será presidente da Terracap

Occhi já chefiou pastas das Cidades e da Integração Nacional. Ele é advogado e funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Occhi e Ibaneis
1 de 1 Occhi e Ibaneis - Foto: Divulgação

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, será presidente da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) na gestão do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). A informação foi confirmada pela equipe de transição nesta quarta-feira (19/12). Occhi já chefiou outras duas pastas federais: o Ministério da Integração Nacional e o das Cidades.

Nascido em Minas Gerais, o futuro gestor da Terracap é advogado, possui pós-graduação em gestão empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e em comércio exterior pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1980, foi superintendente nacional e presidente do banco.

Ao Metrópoles, Occhi informou que se dedicará ao Ministério da Saúde até o fim da gestão, em 31 de dezembro. Ele pontuou que irá analisar os projetos da Terracap depois. O ministro conversou com a reportagem por telefone enquanto estava em uma agenda em Goiânia com o presidente da República, Michel Temer (MDB).

A medida pega o meio político de surpresa, uma vez que o próprio Ibaneis havia informado que o atual presidente da Terracap, Júlio César Reis, permaneceria no cargo. O nome de Reis era defendido por entidades que representam a construção civil, como o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi) e a Associação Brasiliense de Construtores (Asbraco), além da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), ligada aos cartórios.

Ibaneis e Occhi têm se aproximado desde o resultado vitorioso do emedebista nas urnas. Dois dias após o segundo turno das eleições, Ibaneis promoveu em sua casa, no Lago Sul, um jantar com ministros e o governador eleito de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Occhi estava entre os convidados.

O governador eleito voltou a se encontrar com Occhi em novembro. Na ocasião, o Ministério da Saúde liberou R$ 540 milhões para o Distrito Federal. O montante será investido na reforma de hospitais e no pagamento de dívidas.

Equipe ministerial
No DF, Ibaneis Rocha montou um verdadeiro time com atuação em âmbito nacional e presença no governo de Temer. Escalou Eumar Novacki como secretário da Casa Civil. Novacki atuou como secretário-executivo do Ministério da Agricultura.

Para a Secretaria de Justiça, o próximo governador do DF convidou Gustavo Rocha, ex-titular dos Direitos Humanos e homem de confiança de Temer. Para o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), convocou Edson Duarte, ex-interino do Meio Ambiente.

Já na Secretaria do Esporte, o emedebista contará com Leandro Cruz. Com Temer, Cruz foi ministro do Esporte. Já o futuro secretário de Transportes do Distrito Federal será Valter Casimiro. No governo federal, ele foi ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?