metropoles.com

“Rollemberg perdeu verba da saúde por incompetência”, diz Izalci Lucas

Em entrevista ao Metrópoles, o senador eleito pelo PSDB-DF criticou o governador e disse considerar a atual gestão “ineficiente”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Izalci-lucas
1 de 1 Izalci-lucas - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Senador eleito pelo PSDB-DF, o deputado federal Izalci Lucas conversou com o Metrópoles na tarde desta segunda-feira (12/11). Em entrevista ao vivo, ele falou sobre o processo eleitoral, as perspectivas de atuação na nova função que exercerá no Congresso Nacional e avaliou as posturas políticas no DF nos últimos quatro anos. Para o tucano, a gestão do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) foi ineficiente.

“Esse governo passou quatro anos apenas para pagar folha de pagamento e só conseguiu porque tirou R$ 3 bilhões do Instituto de Previdência dos Servidores do DF (Iprev)”, acusou. Além disso, criticou a relação do chefe do Executivo com os parlamentares. “Ele abandonou a bancada federal e os deputados distritais. Perdeu verba federal da saúde, da segurança e da educação por incompetência”, disse.

Izalci avalia que o governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) terá que refazer os cálculos atuariais, investir no Banco de Brasília para virar uma instituição de fomento e trabalhar no desenvolvimento econômico da cidade. “Não tem casa arrumada. As administrações não têm pessoal. Há uma ineficiência muito grande.”

O senador eleito tem costurado no Congresso Nacional a destinação de emendas para o Distrito Federal. Aliado de Ibaneis, o tucano será o único senador declaradamente defensor do emedebista. Além dele, integrarão a bancada do DF no Senado o senador Reguffe (sem partido) e Leila Barros (PSB). Assista à entrevista:

Educação
Com a educação pública como bandeira, o congressista negou a possibilidade de assumir qualquer cargo no Executivo, local ou federal. “Vou cumprir meu mandato”, ressaltou. Ele disse que deseja contribuir com propostas, mas não será o nome das pastas de Educação.

Na pré-campanha, Izalci tentou lançar o próprio nome ao GDF. Sem apoio do partido e de supostos aliados, acabou sendo preterido pelo grupo político por onde costurava seu projeto. O deputado federal Rogério Rosso (PSD) acabou sendo o cabeça da chapa, com o senador Cristovam Buarque (PPS) á reeleição. Os dois, no entanto, saíram derrotados.

Acolhido na chapa encabeçada pelo deputado Alberto Fraga (DEM), acabou disputando o Senado Federal e saiu vitorioso. Pelos próximos oito anos, o tucano terá cadeira garantida no Congresso Nacional. “Vou lutar pelo fim da reeleição e pela reforma política no Congresso. Dependendo de como as coisas caminharem até a próxima eleição, posso concorrer novamente [ao GDF]. Eu me preparei para isso”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?