metropoles.com

Fátima Sousa: “Não sei por que o Reguffe ainda não me apoiou”

A postulante do PSol ao Palácio do Buriti disse que suas propostas são iguais às do senador

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
fatima sousa PSOL
1 de 1 fatima sousa PSOL - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em entrevista ao Metrópoles, a candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) Fátima Sousa (PSol) disse que é a candidata mais alinhada ao senador Reguffe (sem partido). A postulante ao Buriti cobrou apoio do parlamentar, que conta com bastante popularidade entre os eleitores da cidade.

Não sei por que o Reguffe ainda não me apoiou

Fátima Sousa

A candidata alegou que seu plano de governo é o que mais se encaixa ao perfil do senador, “Sou a melhor e defendemos as mesmas coisas. Ele apoia o enxugamento da máquina e eu também. Ele pede que as emendas parlamentares sejam destinadas à saúde. Eu também, e implementei isso no Ministério da Saúde. Então, Reguffe, só falta você vir para cá. Não tem jeito, senão seus eleitores vão cobrar mais tarde”, disse a candidata.

O apelo de Fátima Sousa tem um motivo: Reguffe é um dos mais populares políticos do DF, em 2014, foi eleito ao Senado Federal com 57,71% (cerca de 821.715) dos votos.

Assista:

Novidade política
Assim como no debate promovido pelo Metrópoles, na última segunda-feira (24), Fátima Sousa voltou a reafirmar ser o novo na política do DF.

“Eu sou o novo. É a primeira vez que estou colocando meu nome, apesar de toda minha experiência na gestão pública. Meu partido é recente e ficha-limpa, não tem nenhuma vinculação com a corrupção, vamos fazer uma administração a serviço do povo”, respondeu.

O PSol lançou à Presidência da República o nome de Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A candidata foi questionada se apoia a política de ocupação desenvolvida pelo grupo.

Em sua resposta, Fátima Sousa afirmou o intuito em combater a grilagem e apoiar políticas públicas de habitação: “Vamos construir um projeto e tirar o déficti habitacional. Não vamos zerar isso em quatro anos, seria muito atrevimento. Queremos iniciar o processo”.

Currículo
A postulante ao Palácio do Buriti foi coordenadora estadual do programa de agentes comunitários de saúde na Paraíba. O projeto a fez atuar no governo de Itamar Franco, quando liderou a implantação do sistema de agentes comunitários de saúde no Brasil, pelo Ministério da Saúde, de 1994 a 2001.

Fátima também foi assessora da Secretaria de Saúde em São Paulo, na gestões de Luiza Erundina (1989) e de Marta Suplicy (2001).

Antes de decidir entrar na disputa por uma vaga no Buriti, Fátima Sousa era diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB) – a segunda maior unidade da instituição de ensino superior.

Sabatinas
O Metrópoles sabatinou 10 dos 11 candidatos ao Governo do Distrito Federal: Alberto Fraga (DEM), Alexandre Guerra (Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), general Paulo Chagas (PRP), Guillen (PSTU), Ibaneis Rocha (MDB), Júlio Miragaya (PT), Renan Rosa (PCO) e Rogério Rosso (PSD).

Nessa nova rodada, foram entrevistas anteriormente: Alexandre Guerra e Eliana Pedrosa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?