Durante três horas, na noite desta segunda-feira (9/7), sete políticos com intenção de administrar a capital do país pelos próximos quatro anos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas para as Regiões Administrativas do Distrito Federal e soluções para os principais problemas que afligem o cidadão brasiliense.
Alexandre Guerra (Partido Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), Izalci Lucas (PSDB), Jofran Frejat (PR), Paulo Chagas (PRP) e Rodrigo Rollemberg (PSB) participaram do primeiro debate pré-eleitoral com candidatos ao Palácio do Buriti promovido pelo portal de notícias Metrópoles. O evento começou às 19h e foi realizado no auditório ParlaMundi da LBV, na Asa Sul. Cerca de 500 convidados lotaram o local para acompanhar a exposição dos postulantes ao Governo do Distrito Federal.
Em uma sequência de seis blocos, um a um, cada pré-candidato teve a oportunidade de se apresentar aos eleitores que irão às urnas em outubro. Depois, em duas oportunidades distintas, puderam fazer perguntas entre si, além de responder questões apresentadas por leitores e questionamentos formulados por jornalistas do Metrópoles e de veículos convidados. Disseram ainda ao setor produtivo como pretendem estimular o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nas cidades do DF.
Esta foi a primeira oportunidade de os interessados no posto de governador apresentarem seus projetos para o futuro do Distrito Federal. O clima começou cortês entre os candidatos, mas teve momentos em que, confrontados, alguns se exaltaram. Rollemberg foi cobrado pelas ações da atual gestão e o general Paulo Chagas (PRP) se envolveu em polêmica ao responder a pergunta da jornalista Juliana Cézar Nunes, da EBC, sobre a violência contra a população negra, especialmente a periférica.
Confira como foi a transmissão ao vivo do Metrópoles:
Confira imagens do evento:
35 imagens
1 de 35
Pré-candidatos apresentaram suas propostas ao DF nessa segunda-feira (9/7)
2 de 35
Tudo pronto no auditório ParlaMundi da LBV, na Asa Sul, para o primeiro debate pré-eleitoral com postulantes ao Buriti promovido pelo Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 35
Movimentação de convidados na frente da LBV: 500 pessoas participaram
Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 35
Movimentação de convidados na chegada à LBV, na Asa Sul
Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 35
Evento é o primeiro do tipo promovido pelo portal de notícias
Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 35
Sete pré-candidatos a governador participaram do evento
Hugo Barreto/Metrópoles
7 de 35
Deputada distrital Luzia de Paula (PSB) entre as convidadas. Mesma sigla do atual governador
Rafaela Felicciano/Metrópoles
8 de 35
Movimentação dos apoiadores do governador Rodrigo Rollemberg na chegada à LBV
Rafaela Felicciano/Metrópoles
9 de 35
Ex-presidente do PSB-DF e pré-candidato a deputado federal, Marcos Dantas (de azul) acompanhou o evento
Rafaela Felicciano/Metrópoles
10 de 35
Debate foi dividido em seis blocos e durou cerca de três horas
11 de 35
Lilian Tahan, diretora de Redação do Metrópoles, foi a mediadora do evento
12 de 35
Eliana Pedrosa e Paulo Chagas apresentaram suas propostas
13 de 35
Paulo Chagas, Fátima Souza e Rodrigo Rollemberg
14 de 35
Auditório da LBV repleto de convidados: 500 participantes
15 de 35
Frejat, com Eliana Pedrosa em primeiro plano
Rafaela Felicciano/Metrópoles
16 de 35
Rollemberg e Frejat
17 de 35
Adelmir Santana, presidente da Fecomércio, um dos patrocinadores do evento
Michael Melo/Metrópoles
18 de 35
Paulo Chagas e Rollemberg, em primeiro plano
19 de 35
Diretora de Redação do Metrópoles, Lilian Tahan
20 de 35
Entre convidados, a secretária do GDF Maria de Lourdes Abadia
21 de 35
Rollemberg e Frejat durante o debate
22 de 35
O deputado federal Alberto Fraga (DEM), pré-candidato ao Senado, acompanhou o evento
23 de 35
1º Debate Metrópoles com pré-candidatos ao GDF
24 de 35
Paulo Chagas (PRP): "Brasília é Patrimônio Cultural da Humanidade e tem de se apresentar bem, principalmente na educação. Nos primeiros dias do ano, vamos fazer um pente-fino e identificar quais escolas mais carecem de cuidados. E vamos fazer isso antes do ano letivo começar, pois, com os alunos em atividades fica complicado fazer intervenções"
25 de 35
1º Debate Metrópoles com postulantes ao Buriti: oportunidade ímpar para os pré-candidatos apresentarem propostas
26 de 35
Ex-deputada distrital Eliana Pedrosa, pré-candidata ao Buriti
27 de 35
Governador com assessores no intervalo do debate
28 de 35
Assessor e Paulo Chagas: descontração em um dos intervalos
29 de 35
Eliana Pedrosa sendo orientada por sua equipe
30 de 35
Além do Metrópoles, outros veículos da imprensa foram convidados para cobrir o evento e sabatinar pré-candidatos
31 de 35
Auditório ParlaMundi, da LBV, onde ocorreu o evento
32 de 35
Izalci Lucas durante o debate
33 de 35
Nove seguidores do Metrópoles mandaram perguntas aos pré-candidatos
34 de 35
Secretária Maria de Lourdes Abadia chegando ao evento
Igo Estrela/Metrópoles
35 de 35
Todo o debate foi traduzido em Libras, para o público não ouvinte
Hugo Barreto/Metrópoles
Expectativas Ao final do evento, todos os candidatos declararam que o encontro atendeu as expectativas e lhes concedeu uma primeira oportunidade de dialogar mais diretamente com o eleitorado do DF. O debate foi mediado pela diretora de Redação do Metrópoles, a jornalista Lilian Tahan, e transmitido em todos os canais do portal: site, Facebook, Twitter e pela rádio 104.1 Metrópoles FM, com grande adesão de ouvintes e internautas.
Para Lilian, o evento foi uma oportunidade de ouvir, pela primeira vez, o embate de ideias entre os que almejam governar o Distrito Federal. “É uma responsabilidade e também uma alegria fazer parte deste momento histórico. O debate marca o início de uma cobertura vigorosa das eleições em 2018 pelo Metrópoles“, ressaltou a diretora de Redação.
O subprocurador-geral da República Renato Brill, ex-chefe da Procuradoria Regional Eleitoral do DF, participou, esclarecendo eventuais dúvidas sobre o direito de resposta dos pré-candidatos. Na opinião de Brill, o evento é fundamental para os eleitores avaliarem o que pensam os postulantes ao Buriti e quais são as propostas de cada um: “É uma das formas de se trazer transparência e legitimidade ao processo eleitoral”, disse.
Para o presidente da Federação das Indústrias (Fibra), Jamal Jorge Bittar, o debate do Metrópoles foi a primeira oportunidade de os aspirantes ao cargo máximo do GDF apresentarem suas ideias em áreas vitais para o funcionamento da cidade, como desenvolvimento econômico, saúde, educação e segurança. “Será um momento muito importante para o esclarecimento de propostas. Espero que as provocações sejam inteligentes e competentes. Daqueles que nunca ocuparam o GDF, desejo ouvir alguma novidade”, disse Jamal antes de o evento começar.
O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Adelmir Santana, destacou a importância do encontro para a democracia. “Eu espero que a população comece a se interessar pelo debate eleitoral. O que se percebe é que esse evento está desvinculado do dia a dia das pessoas e gostaria que os assuntos de Estado, como saúde, educação e segurança, dominem os temas”, reforçou Santana.
Sete na disputa Conheça o perfil dos postulantes ao Palácio do Buriti que participaram deste primeiro debate pré-eleitoral.
7 imagens
1 de 7
No total, 10 pessoas pessoas administram as redes e produzem conteúdo para Alexandre Guerra. Cada um dos perfis é cuidado de forma distinta. "Usamos o Twitter para gerar conteúdo mais analítico e com foco no jornalismo. Já no Facebook o conteúdo mais humorado e leve. No Instagram, temos mensagens instantâneas", detalhou
Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 7
Eliana Pedrosa (Pros): "Temos um formato bem estruturado para isso. Como educação é o principal eixo temático do nosso futuro governo, vamos montar equipes próprias não só para fazer reformas, mas para dar a manutenção necessária e preventiva nas nossas escolas e evitar que elas cheguem ao estado caótico que algumas delas estão hoje"
Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7
Fátima Sousa conta com quatro voluntários. "Uma campanha como a nossa, sem milionários por trás, sem os velhos partidos e seu fundo eleitoral gigantesco, não tem recursos para ter uma equipe de marketing político nos moldes das outras. Mas vamos agregar estudantes, militantes, etc", destacou a assessoria
Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 7
Os perfis de Izalci Lucas são administrados pelo assessor de imprensa Luciano Lima. O deputado federal também dá pitaco. "Mas já estamos preparando uma equipe para, a partir da próxima semana, atuar com novas ferramentas e mais vídeos, principalmente no Instagram", afirmou Lima
Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7
A equipe de redes sociais de Jofran Frejat tem trabalhado há pouco mais de quatro meses. "Mesmo com todas as dificuldades, saímos do zero para mais de 7 mil seguidores, desde março de 2018", disse a assessoria
Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 7
Três pessoas produzem material e gerenciam as redes sociais de Paulo Chagas, além do próprio pré-candidato. "O general Paulo Chagas sempre teve uma grande força nas redes sociais nacionalmente. O desafio é trazer essa influência para o público do DF", ponderou sua equipe
Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 7
Atual governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) foi deputado distrital pela primeira vez em 1994, após assumir como suplente. Em 1998, elegeu-se titular. Nas eleições de 2002, disputou o GDF pela primeira vez, mas não venceu. No pleito seguinte, tornou-se deputado federal. Quatro anos depois, integrando chapa com o PT e Cristovam Buarque (à época no PDT, hoje no PPS), lançou-se ao Senado: tanto ele quanto Cristovam foram eleitos. Em 2014, ganhou a disputa ao Palácio do Buriti
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Com reportagem de Caio Barbieri, Isadora Teixeira, Gabriella Furquim, Suzano Almeida e Fernando Caixeta