metropoles.com

Luos volta aos debates na Câmara Legislativa

Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) se reunirá duas vezes por semana para adiantar trabalho e tentar fechar o ano com a matéria aprovada

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mardônio Vieira/CLDF
Mardonio
1 de 1 Mardonio - Foto: Mardônio Vieira/CLDF

A Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) voltou para a Câmara Legislativa. O substitutivo ao Projeto de Lei Complementar n° 132/2017 havia sido retirado pelo Poder Executivo para reavaliação. Agora, o novo texto trouxe pelo menos quatro novidades, e foi entregue à Comissão de Assuntos Fundiários (CAF) pelo secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Andrade.

Foram feitas duas correções: na redação e na coordenação entre o próprio PLC e a Lei Orgânica no que diz respeito a urbanismo. Outros dois pontos foram criticados: o que dá ao governo autorização para mudar pontos importantes da Luos por decreto; e o que traz de volta artigos mudados pela Câmara Legislativa no Código de Obras, incluindo a atuação da Agência de Fiscalização do DF (Agefis-DF).

A presidente da CAF, Telma Rufino (Pros), anunciou que, durante todo o mês de agosto, a comissão se reunirá para debater o projeto, previsto para ir a plenário ainda este ano.

“As reuniões técnicas para discutir a minuta serão realizadas todas as segundas e sextas do mês de agosto e todos os parlamentares foram convidados a participar, pessoalmente ou por meio de suas assessorias. Também farão parte do grupo entidades representativas da sociedade civil. A Segeth terá a relação dos participantes das câmaras técnicas da Luos para complementação dos membros da comunidade, a fim de ampliar a transparência e o debate”, afirmou Telma Rufino.

Judicialização
A tramitação da Lei de Uso e Ocupação do Solo está suspensa pela Justiça, depois de uma ação popular. Porém, a análise técnica da Luos continua sendo realizada, por não alterar a regra existente e não interferir no que o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) deliberar em seu julgamento. A previsão é que a matéria seja analisada ainda nesta quarta-feira (8/8).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?