metropoles.com

Justiça libera tramitação da Luos na Câmara Legislativa

Ação popular havia travado a votação do novo projeto de regularização do uso do solo. Projeto de lei é citado em escândalo que abalou o GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro Ventura / Agência Brasília
Lago Sul
1 de 1 Lago Sul - Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Por unanimidade, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) derrubou, nesta quarta-feira (8/8), a liminar que suspendia a tramitação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos). O projeto havia retornado à Câmara Legislativa na última segunda-feira (6), apenas para análises técnicas. Agora, a matéria poderá ser votada. Ainda assim, não há prazo para análise em plenário.

O juiz Carlos Frederico Maroja de Medeiros havia anulado os atos de convocação das audiências públicas relativas ao debate sobre o projeto ainda no âmbito do Governo do Distrito Federal (GDF), que ocorreram em 17 de novembro e 1º de dezembro de 2016, por classificá-los como “insuficientes”. A  ação foi movida por uma moradora do Lago Sul.

“Agora vamos trabalhar para que esse projeto seja votado ainda nesta Legislatura. A Luos é muito importante para a população, que não pode esperar por mais quatro anos para que o governo que estiver aí em 2019 retire o projeto para análise e depois o devolva novamente em cima da hora”, disse a presidente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF), deputada Telma Rufino (Pros).

Palanque 
Na terça (7), parlamentares manifestaram preocupação de que o GDF tente acelerar a votação da Luos para explorá-lo eleitoralmente. Para os parlamentares, especialmente os do PT, a tema não deve ir ao plenário da Câmara Legislativa antes das eleições, em outubro, para não servir de palanque para o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), candidato à reeleição.

Telma Rufino aproveitou a sessão para conversar com alguns dos deputados que compareceram ao plenário para pedir a participação deles no processo de análise da matéria. Os distritais concordaram, mas querem definir prazo.

“Ninguém está duvidando da deputada Telma e de toda a dedicação dela com a matéria, mas acredito que o  tema não deve ser votado antes das eleições, para não dar margem para uso político”, disse Chico Vigilante (PT).

A presidente da CAF concordou com o ponto de vista dos colegas, mas alertou: “Não dá para deixar para que o próximo governo e os deputados que virão votem a Luos. No governo passado essa matéria não foi votada e está engessando a cidade”, afirmou Telma.

A CAF se reunirá duas vezes por semana – às segundas e às sextas-feiras – para discutir as mudanças nas regras.

Críticas
A Luos entrou no centro da crise que se abateu sobre o Palácio do Buriti na terça (7), com a deflagração da Operação (12:26), que investiga tráfico de influência no GDF. Segundo o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e a Polícia Civil, empresários negociavam mudanças na Luos para favorecê-los.

Por essa razão, o deputado Robério Negreiros (PSD) pedirá a retirada da proposta da pauta. “Não dá para votarmos um projeto incrementando a área de um shopping que já é grande e sem ouvir a população. Se não houverem mudanças, vou apresentar uma emenda derrubando esses artigos. Mas, como o governo mandou o texto em cima da hora, o ideal é não votarmos a proposta”, diz Negreiros.

Wasny de Roure (PT) foi mais cauteloso. O distrital acha que o projeto precisa ser melhor avaliado e promete estar presente nas discussões, presencialmente e com sua equipe técnica, para ajudar a aprovar a matéria. Porém, concorda que o ideal é fazê-lo só depois das eleições.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?