Joe Valle tenta amenizar clima para eleição de comissões
Presidente do Legislativo quer consenso para acomodar todos os 24 distritais nas 10 comissões que serão votadas na próxima terça-feira (7/1)
atualizado
Compartilhar notícia
Correndo contra o tempo, o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), marcou para a próxima segunda-feira (6/2), às 10h, uma nova reunião com os 24 distritais. O chefe do Legislativo tenta alocar todos nas 10 comissões, que terão eleições na próxima terça-feira (7).
Joe lamentou a interferência do Palácio do Buriti no processo. O chefe do Executivo chamou a base e conseguiu a formação do bloco Unidos por Brasília, composto por 13 distritais, que pode, se mantido até a votação, escolher todas as presidências da Casa e garantir pelo menos três assentos em todas elas.
Sandra Faraj
Apesar do cenário favorável ao GDF, o bloco União por Brasília pode perder sua hegemonia. Última a ingressar no grupo, a distrital Sandra Faraj (SD) está sendo pressionada pela Executiva local do seu partido para deixar o blocão.
A disputa vai além das comissões. Segundo personagens do próprio partido, o irmão da distrital Fadi Faraj estaria em negociação para assumir a presidência do Solidariedade, hoje ocupada pelo deputado federal Augusto Carvalho.
De acordo com uma fonte do partido, o parlamentar estaria irritado com o fato de Sandra ter ingressado no bloco Unidos por Brasília sem ter consultado a legenda. Augusto Carvalho estaria preparando um documento, que desautorizaria a permanência da distrital no grupo.
Sem Sandra Faraj no grupo, um novo bloco, também com 12 distritais, como ocorreu na eleição para a Mesa Diretora, poderia equilibrar a escolha das vagas nas 10 comissões.
Sandra, Fadi e Augusto foram procurados pela reportagem, mas, até a última atualização desta matéria, não tinham retornado as ligações.