metropoles.com

Joe Valle esquiva-se de Rollemberg e reforça aceno para Jofran Frejat

Mesmo com a aproximação nacional entre PDT e PSB, no DF, os rumos tendem a ser diferentes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
joe valle
1 de 1 joe valle - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Com a indefinição do cenário nacional, o PDT tem trabalhado uma estratégia independente em Brasília. Há um entendimento da Executiva de que cada região apresenta um contexto diferente e, por isso, deve optar pela melhor conjuntura política.

A um dia da data prometida para indicar um rumo ao PDT-DF, o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), Joe Valle, acena para a chapa encabeçada pelo ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR), pré-candidato ao Palácio do Buriti. O problema é que há dois interessados no cargo de senador, o mesmo pretendido por Joe Valle: o deputado federal Alberto Fraga (DEM) e Paulo Octávio (Progressista).

A aliança entre PDT e PR pode não se repetir em âmbito nacional, no qual os pedetistas flertam PSB e PCdoB. Hoje, no Distrito Federal, o cenário de união entre o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e integrantes da legenda, como o próprio Joe Valle, além dos deputados distritais Reginaldo Veras e Cláudio Abrantes, é difícil de se imaginar.

Os parlamentares com mandato pelo PDT sofreram represálias do atual chefe do Executivo quando anunciaram a saída da base. Aliados foram demitidos em massa. Rollemberg ainda apoiou Agaciel Maia (PR) para a presidência da CLDF quando Joe Valle suava para conseguir se projetar ao cargo.

Depois disso, a Agência de Fiscalização do DF (Agefis) ainda fez uma ação de combate a pousadas irregulares na 703 Sul, no último dia 13 de abril. O órgão lacrou a casa da mãe de Joe Valle, que funcionava como pensão mesmo sem ter licença.

Embora tenha reconhecido o fato de a pousada não ter autorização para funcionar, o presidente da Câmara disse à época que a família foi vítima de uma ação violenta e truculenta por parte da Agefis. “Nenhuma família do Distrito Federal merece passar o que passamos. Minha irmã, que administra e mora na casa, ficou apavorada. Meus sobrinhos entraram em estado de choque”, lamentou.

O fato, segundo pessoas próximas, é que Joe Valle considerou a medida uma retaliação e ficou profundamente chateado com o chefe do Executivo. Hoje, o anúncio de uma pré-candidatura do presidente da CLDF ao lado de Rollemberg é improvável. Ele pode até compor como pré-candidato ao Senado, a deputado federal ou a qualquer outro cargo, mas a verdade é que Joe está muito mais a Frejat do que a Rollemberg.

Decisão
Presidente do PDT-DF, Georges Michel acredita que já houve tempo suficiente para se chegar a uma definição. Se a previsão de Joe Valle se concretizar, nesta sexta-feira (15) ele anunciará a preferência por compor a chapa de Frejat. “Se não, o PDT terá que ver qual alternativa poderá ser tomada, como candidatura própria”, ponderou.

Além disso, nos bastidores, há esperança do PDT-DF se unir, ainda, com o senador Cristovam Buarque (PPS), líder de outro grupo formado por nove partidos no qual o candidato ao Buriti é o deputado federal Izalci Lucas (PSDB).

Joe Valle não havia retornado o contato da reportagem até a última atualização desta matéria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?