No Dia dos Namorados, Joe Valle convoca Cristovam e Frejat para “DR”
Reunião ocorreu na noite desta terça-feira (12/6). Falta de afinidade entre aliados angariados por Cristovam e Frejat ainda impede coalizão
atualizado
Compartilhar notícia
Próximo da data prevista para definir os rumos do PDT-DF nas eleições locais, o articulador do partido na capital da República, deputado distrital Joe Valle, costurou encontro com o senador Cristovam Buarque (PPS) e o pré-candidato a governador Jofran Frejat (PR). Na noite desta terça-feira (12/6), Dia dos Namorados, o presidente da Câmara Legislativa queria discutir a relação – a famosa “DR”.
Joe Valle disse que gostaria de uma conversa com os dois porque “ambos querem uma cidade melhor”.
A reunião ocorreu na casa de Cristovam Buarque. Segundo o parlamentar, foi definido que os três vão intensificar as conversas. O grande problema é a falta de afinidade ideológica dos apoiadores de Cristovam e de Frejat. O grupo, que reúne políticos de várias matizes, não consegue achar um denominador comum.
Segundo Jofran Frejat, foram discutidos os caminhos que podem seguir diante do cenário atual. “Apesar da disposição de construir uma Brasília melhor, cada um tem o seu impedimento. Gostaria que essa definição fosse mais rápida, mas ainda temos tempo”, explicou o pré-candidato ao Buriti pelo PR.“Se essas duas turmas quiserem se encontrar, tudo bem. Não ficaria bonito a gente virar as costas”, ponderou o senador.
Joe Valle tem flertado com o grupo de Jofran Frejat, mas enfrenta impasses para chegar a um acordo. A chapa do médico, por exemplo, tem dois interessados ao cargo de senador, o mesmo pretendido por Joe Valle. Os postulantes são o deputado federal Alberto Fraga (DEM) e Paulo Octávio (Progressista).
Para começar a delinear as alianças destinadas à disputa eleitoral de 2018, Joe Valle tinha definido que apontaria uma direção à legenda até esta sexta-feira (15/6). Agora, no entanto, ele admite que o prazo poderá ser estendido.
Frejat declara precisar de um posicionamento para então definir, com a própria chapa – composta por PR, MDB, PP e Avante –, as posições que os possíveis novos integrantes devem ocupar. “Se eventualmente alguém for impedido ou não quiser mais, abre-se espaço”, afirmou sobre as pré-candidaturas ao Senado. Para uma aliança ainda maior, seria necessário encaixar Cristovam Buarque e aliados.
Caso a associação entre os três ocorra, um imbróglio atinge ainda a chamada terceira via, na qual o líder é Cristovam Buarque. Nesse grupo, o deputado federal e presidente do PSDB-DF, Izalci Lucas, também é pré-candidato ao Palácio do Buriti e, portanto, adversário de Frejat.
Braço direito de Cristovam na articulação política local, Rogério Rosso, deputado federal e presidente do PSD-DF, declarou ter almoçado com o senador nesta terça (12). Na ocasião, a reunião com Jofran Frejat e Joe Valle não havia sido mencionado. “Ele não comentou desse encontro. Deve ter os seus motivos e respeitamos isso”, declarou.