metropoles.com

Izalci diz que só aceita ser ministro da Educação se tiver autonomia

Após o desgaste de Ricardo Vélez Rodríguez no cargo, nome do senador do DF voltou a ser cogitado para a sucessão do colombiano no MEC

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPMI JBS – Izalci Lucas
1 de 1 CPMI JBS – Izalci Lucas - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O desgaste gerado no Ministério da Educação (MEC) desde o início da gestão do colombiano Ricardo Vélez Rodríguez voltou a levantar especulações sobre o nome do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) para chefiar uma das pastas mais estratégicas da Esplanada. Ele negou que haja reuniões marcadas para tratar do assunto, mas se diz inclinado a aceitar o posto, desde que tenha autonomia para nomear cargos estratégicos.

“Quem decide é a Presidência, é um cargo de confiança dele [Bolsonaro]. É ele quem nomeia e quem exonera”, esclareceu o senador ao ser questionado se o Palácio do Planalto o indicará como sucessor de Vélez.

Em entrevista à rádio Metrópoles FM, o cacique tucano lembrou que chegou a ter o nome indicado pela Frente Cristã em Defesa da Família, por deputados da bancada evangélica e por parlamentares ligados à educação e ciência e tecnologia: “Eu recebi alguns intermediários e disse para o Bolsonaro que o maior desafio do Brasil não é economia; economia é fichinha em relação à questão da educação”.

Izalci também destacou que não aceitaria um ministério sem autonomia para nomear os cargos de confiança estratégicos.

Ouça a entrevista de Izalci à Rádio Metrópoles:

 

“Não está dando certo”
Bolsonaro afirmou, durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto, nessa sexta-feira (5/4), que Vélez “não está dando certo” e que pode demiti-lo na próxima semana.

“Está bastante claro que não está dando certo o ministro Vélez. Na segunda-feira [8/4], vamos tirar a aliança da mão direita, ou vai para a esquerda ou vai para a gaveta”, disse o chefe do Executivo federal.

O ministro tem criado uma série de rusgas desde quando assumiu a pasta, o que inclui depoimentos polêmicos – muitos deles colocaram em crise o governo de Jair Bolsonaro e provocaram a demissão de 16 funcionários do alto escalão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?