metropoles.com

Isolado, PT-DF se esforça para encontrar candidaturas competitivas

Até o momento, a legenda tem dois pré-candidatos ao Buriti, quatro ao Senado, 15 para deputado federal e 40 para distrital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
professoraPT
1 de 1 professoraPT - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Depois de iniciar 2018 com movimentações voltadas apenas para a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) agora intensifica as articulações internas. O objetivo é tentar levar nomes competitivos às urnas em outubro. Hoje, a legenda trabalha com dois possíveis candidatos ao Palácio do Buriti, quatro pré-candidatos ao Senado, 15 postulantes à Câmara dos Deputados e 40 nomes pretendentes à Câmara Legislativa (CLDF).

A definição virá apenas nos dias 22 e 23 de junho, durante a convenção do partido, mas a nominata não pode ser descartada por adversários. Para o Governo do Distrito Federal (GDF), os prováveis rivais de Rodrigo Rollemberg (PSB), Jofran Frejat (PR) e outros seriam Júlio Miragaya ou Afonso Magalhães.

Miragaya é ex-presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), economista e filiado ao PT desde 1980. Magalhães é bancário e também formado em economia.

Ainda para cargos majoritários, estão previstos para a disputa pelo Senado: Wasny de Roure, deputado distrital; Chico Machado, servidor público federal; Cláudia Farinha, trabalhadora rural e dirigente sindical; e Marcelo Neves, professor de direito da Universidade de Brasília.

Nome forte para a Câmara dos Deputados, a deputada Erika Kokay, presidente do partido no Distrito Federal, dispensou vaga majoritária e vai disputar a reeleição. Ao lado dela, estarão: Antônio Sabino, ex-administrador de Taguatinga; Daniel Teixeira, jovem do movimento cultural; Vanessa Negrini, servidora do Judiciário; entre outros nomes.

Para concorrer à CLDF, haverá cerca de 40 pessoas. Entre elas, nomes tradicionais da legenda, como Chico Vigilante, Geraldo Magela, Arlete Sampaio, Ricardo Vale e Rodrigo Brito, atual presidente da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?