metropoles.com

Indefinição do PDT leva Rollemberg a fazer visita surpresa ao partido

Governador está preocupado com a possibilidade de não contar com o apoio pedetista. Em jogo estão preciosos segundos de propaganda eleitoral

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho / Especial para o Metrópoles
rollemberg michel
1 de 1 rollemberg michel - Foto: Ricardo Botelho / Especial para o Metrópoles

Preocupado com o adiamento da decisão do PDT sobre as eleições do Distrito Federal, conforme antecipou o Metrópoles, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) foi ao encontro do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, na tarde desta terça-feira (31/7), com o objetivo de reverter a situação. O socialista briga pelo apoio dos pedetistas, mas a Executiva regional da legenda tenta, a todo custo, evitar que Lupi imponha a aliança na capital da República.

Na sede nacional do PDT, Rollemberg esteve a portas fechadas em encontro que não constava na agenda do dia do chefe do Executivo. Entrou pelos fundos do prédio onde está o auditório João Goulart.

O socialista corre contra o tempo para, até o próximo sábado (4/8) – data da convenção dos almejados aliados –, assegurar preciosos segundos a mais na propaganda de rádio e televisão. Até agora, o gestor tem apenas a garantia do PV e da Rede no projeto de reeleição.

Ao fim do encontro, que durou pouco menos de meia hora, Rollemberg admitiu enfrentar resistência de membros do PDT-DF. Mas disse acreditar que as divergências serão superadas até o domingo (5), data limite das convenções. “Confio que vamos construir um entendimento”, afirmou ao Metrópoles.

“Defendo a união desse campo progressista em Brasília e no Brasil. É muito importante a colaboração do PDT, da Rede, do PV, do PCdoB e de todos os partidos desse campo”, completou o governador, que hoje não tem disponível muito tempo de propaganda eleitoral.

Isadora Teixeira / Metrópoles
Carro de Rollemberg estacionado na parte de trás da sede nacional do PDT: ao fundo, seguranças

 

A estratégia socialista é fazer com que o apoio do partido à reeleição de Rollemberg resulte no ingresso do PSB nacional na campanha do presidenciável Ciro Gomes (PDT). Até agora, os pedetistas paulistas já declararam que estarão de mãos dadas na campanha de reeleição do governador Márcio França (PSB). No entanto, há divergências em palanques de várias unidades da Federação, como Pernambuco e Distrito Federal.

Verticalização
Sem apoiadores dentro da Executiva pedetista regional, Rollemberg tenta costurar a aliança de forma verticalizada: com a nacional impondo a decisão para a Executiva distrital. Contudo, a resistência da bancada dos deputados na Câmara Legislativa e até mesmo ponderações sobre possível debandada da legenda têm feito Carlos Lupi agir com cautela antes da decisão final.

Logo após o encontro com Rollemberg, o presidente regional do PDT, Georges Michel (na foto em destaque, ao lado do governador), afirmou que uma possível coligação com o chefe do Executivo local é importante, assim como seria para o PSB.

Uma união, no entanto, depende de entendimento nacional dos socialistas de apoiarem o presidenciável Ciro Gomes. Para o dirigente partidário, a visita de Rollemberg à sede pedetista facilita o processo de negociação. “Ajudou muito, porque demonstrou a intenção do PSB de estar junto com o Ciro Gomes. Foi um gesto muito forte”, declarou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?