Ibope ao GDF: Ibaneis (43%), Eliana (14%), Rollemberg e Rosso (12%)
Na véspera das eleições, instituto divulga o percentual de votos válidos dos candidatos ao Palácio do Buriti, desprezados nulos e brancos
atualizado
Compartilhar notícia
A poucas horas para as eleições, o cenário para o Governo do Distrito Federal (GDF) ainda não está totalmente definido. De acordo com a pesquisa Ibope divulgada neste sábado (6/10), apenas Ibaneis Rocha (MDB) está confortável, com 39% da preferência do eleitor, o que equivale a 43% dos votos válidos. Ele ainda tem chances de vencer no primeiro turno, caso alcance 50% mais um desse total.
Mas o levantamento na véspera da votação mostra a possibilidade de o brasiliense ter de voltar às urnas em 28 de outubro para definir quem será o governador do DF. A outra vaga do segundo turno ainda está disputada entre Eliana Pedrosa (Pros), com 14% dos votos válidos, Rodrigo Rollemberg (PSB), 12%, e Rogério Rosso (PSD), 12%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, esses candidatos estão empatados tecnicamente.
Para o cálculo dos votos válidos são desprezados os nulos e brancos, além dos eleitores que se mostraram indecisos. A pesquisa Ibope foi encomendada e divulgada pela TV Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores de todas as regiões do DF, com 16 anos ou mais, entre os dias 4 e 6 de outubro. O nível de confiança é de 95%. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Os números de registro são: no TRE, DF-08261/2018; no TSE, BR-07798/2018.
No levantamento anterior, de 3 de outubro, Ibaneis já estava na dianteira, com 34% dos votos totais – o dobro da segunda colocada, Eliana, que tinha 17%. Ela era seguida por: Rollemberg, com 10%; Alberto Fraga (DEM), com 9%; e Rosso, com 8%. Os três últimos estavam empatados tecnicamente.
Veja o resultado:
Votos válidos
Ibaneis (MDB): 43%
Eliana Pedrosa (Pros): 14%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 12%
Rogério Rosso (PSD): 12%
Alberto Fraga (DEM): 7%
General Paulo Chagas (PRP): 4%
Fátima Sousa (PSol): 3%
Miragaya (PT): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 2%
Guillen (PSTU): 0%
Renan Rosa (PCO): 0%
Votos totais
Ibaneis (MDB): 39%
Eliana Pedrosa (Pros): 12%
Rodrigo Rollemberg (PSB): 11%
Rogério Rosso (PSD): 11%
Alberto Fraga (DEM): 6%
General Paulo Chagas (PRP): 4%
Fátima Sousa (PSol): 3%
Miragaya (PT): 3%
Alexandre Guerra (Novo): 2%
Guillen (PSTU): 0%
Renan Rosa (PCO): 0%
Brancos/nulos: 6%
Não sabem: 3%