metropoles.com

Ibaneis tem até 10 de dezembro para apresentar emendas ao orçamento

Equipe de transição trabalha nas sugestões de mudanças e estuda as receitas para saber se é possível cumprir promessa de reduzir impostos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
ibaneis rocha
1 de 1 ibaneis rocha - Foto: Michael Melo/Metrópoles

A equipe do governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tem até o dia 10 de dezembro para apresentar à Câmara Legislativa (CLDF) suas sugestões de mudanças ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). A matéria vai a plenário no dia 13, na última sessão desta legislatura, e é fundamental para determinar quais ações a gestão emedebista vai priorizar no primeiro ano de governo.

O grupo de Ibaneis reuniu-se com os técnicos da Casa no dia 30 de outubro, quando o governador eleito foi ao Legislativo para uma visita de cortesia. Na oportunidade, os deputados distritais Agaciel Maia (PR) e Julio Cesar (PRB), presidente e vice-presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof), respectivamente, apresentaram as divisões do orçamento para o próximo ano e sugeriram como a nova gestão poderia proceder para reformular o projeto.

Aos técnicos da Câmara Legislativa, os membros da transição pediram a análise das receitas do Governo do Distrito Federal (GDF) a fim de viabilizar a redução de impostos prometida pelo emedebista. “A equipe do Ibaneis está analisando os números, e o André Clemente [futuro secretário de Fazenda] está estudando o que foi mandado à Câmara Legislativa. Devemos nos reunir na semana que vem ou na outra”, disse Julio Cesar.

A pouco menos de um mês para o prazo final, André Clemente disse ao Metrópoles que as alterações da equipe de transição “ainda não estão concluídas” para serem apresentadas à CLDF e ao GDF. “Todas as mudanças que eles quiserem fazer, aproveitando o clima de tranquilidade na transição, devem ser conversadas com os técnicos do governo. Dessa forma fica melhor do que se for feito pelo relator”, explicou o vice-presidente da Ceof.

Emendas
Em 2018, em acordo com o deputados distritais, a Ceof propôs que cada um dos parlamentares apresentassem até 50 emendas ao PLOA 2019, mas a média acabou sendo bem menor. Ao todo, foram 589 propostas protocoladas – pouco mais de 25 proposições por representante na CLDF.

Alguns deputados apresentaram apenas uma emenda, enquanto outros chegaram quase à totalidade. O número é considerado baixo e está relacionado à não reeleição da maioria dos distritais. Sem mandato, eles não têm como fiscalizar a execução dos recursos, e isso desmotiva a proposta de destinação para os R$ 19.111.047,00 a que cada um tem direito.

Outra questão tratada como normal pelos técnicos da Casa é o fato de que, quando se muda um governo, tradicionalmente a nova gestão promove mudanças ainda no primeiro semestre. O objetivo seria orientar os recursos para as demandas do novo comando.

As emendas propostas pelos deputados distritais serão votadas pela Ceof no próximo dia 27 de novembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?