Ibaneis propõe bancar protesto de servidores do Zoológico de Brasília
Em agenda no Sindireta-DF, o emedebista inflou funcionários públicos a promoverem uma manifestação na próxima sexta-feira (7/9)
atualizado
Compartilhar notícia
Candidato do MDB ao Governo do Distrito Federal, Ibaneis Rocha participou, nesta quarta-feira (5/9), de sabatina organizada pelo Sindicato de Servidores Públicos da Administração Direta (Sindireta-DF). No evento, ele voltou a criticar a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB) e disse que ajudaria os servidores do Jardim Zoológico de Brasília a organizar um protesto na próxima sexta-feira (7/9).
“É uma vergonha como o governo tem tratado um dos lugares mais bonitos de Brasília. Inclusive, acho que vocês deveriam fazer uma manifestação neste feriado de sete de setembro. Eu até pago pelo material”, disse Ibaneis.
Em outro momento, o postulante atacou a criação do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF). “O problema da saúde no DF é a incompetência do governador. Ele briga com o servidor público porque não tem capacidade de diálogo e tenta implementar um sistema privado. Rollemberg está fazendo isso como forma de vingança contra os servidores.” O emedebista estava acompanhado da deputada distrital Celina Leão (PP), que concorre a uma vaga na Câmara Federal.
Secretaria para acompanhamento sindical
Dentre as 17 categorias ligadas ao Sindireta-DF, pouco mais da metade estava representada no evento. Uma das primeiras a apresentar questões foi a dos trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A servidora Socorro Santos, 48 anos, entregou documento com diversas reivindicações, como o aumento da jornada de trabalho para 40 horas e a volta das Políticas Públicas de Gestão Governamental (PPGG) — esta última julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal em 2015.
Ibaneis disse que vai criar uma câmara de aconselhamento sindical dentro do Buriti para evitar a aprovação de atos inconstitucionais pela Câmara Legislativa. “Essa secretaria não deverá ser ambiente para cabo de guerra por aumento de salários. Será um lugar para dialogar”, avisou o candidato, que é advogado trabalhista.
Representante da Associação Desportiva dos Surdos, o aposentado Luiz Cláudio, 57 anos, pediu a construção de um centro olímpico. “Queremos um que reúna os servidores surdos e ofereça à comunidade curso de libras”, reivindicou . Em resposta, o postulante propôs importar do estado do Paraná um programa de atenção e empregabilidade à pessoa com deficiência. “Vou implementar esse projeto no DF por meio de secretaria própria.”
Plano de saúde
Na ocasião, o presidente do Sindireta-DF Ibrahim Yusef aproveitou para entregar também um protocolo com 21 itens de exigências feitas por todas as categorias. “Esse protocolo traz a implementação de um plano de saúde para servidores da administração direta e, especialmente, da ocupação de 50% dos cargos comissionados para servidores de carreira”, elencou.
Todos os candidatos ao Palácio do Buriti serão convidados para as sabatinas realizadas pelo Sindireta-DF. Já participaram Rogério Rosso (PSD), Eliana Pedrosa (Pros) e Alberto Fraga (DEM).