metropoles.com

Ibaneis pede ajuda a Bolsonaro para mudar Fundo Constitucional do DF

Governador eleito trabalha para alterar sistema a fim de aumentar a destinação dos recursos federais para os policiais da ativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Bolsonaro e Ibaneis
1 de 1 Bolsonaro e Ibaneis - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O futuro chefe do Palácio do Buriti, Ibaneis Rocha (MDB), fez uma visita de cortesia ao presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), na tarde desta quarta-feira (12/12) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O emedebista aproveitou o encontro para tratar do Fundo Constitucional do Distrito Federal.

“Ele está se tornando um ‘fundo de Previdência’. Isso faz com que o número de policiais na ativa tenha diminuído pela metade”, comentou Ibaneis. Segundo o próximo governador do DF, foram discutidas alternativas para permitir o aumento de recursos para pagamento das corporações.

“No governo federal, os aposentados inativos são pagos pelo Ministério do Planejamento. É uma obrigação constitucional e poderia ser uma saída”, argumentou o emedebista.

Outra alternativa seria manter sobras do Fundo Constitucional para o período seguinte. “Há restos que não foram investidos porque chegaram no final do ano, e não deu tempo de fazer. Nos últimos cinco anos, eles chegaram a R$ 2 milhões”, explicou.

De acordo com Ibaneis, existe uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) determinando que esse valor seja realocado em fundos paralelos, como o fundo penitenciário.

Segundo o advogado, Bolsonaro garantiu que irá ajudá-lo na articulação das medidas provisórias da junta comercial e da região metropolitana. “Elas só devem ser aprovadas no próximo governo e precisamos do apoio da bancada do PSL, assim como o dos outros.”

Divulgação
O filho mais novo de Ibaneis Rocha (MDB), João Pedro, de 13 anos, o acompanhou na agenda com o presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?