metropoles.com

Ibaneis pede a Temer mudança no sistema do Fundo Constitucional do DF

Ideia é que a aposentadoria de policiais seja paga pelo regime próprio da Previdência Social, e não com recursos do Fundo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alan Santos/PR
temer ibaneis
1 de 1 temer ibaneis - Foto: Alan Santos/PR

Um dia após ser eleito governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi ao Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (29/10), para tentar conseguir recursos para a capital. Um dos pedidos de Ibaneis para o presidente Michel Temer (MDB) foram alterações no modelo do Fundo Constitucional do DF.

Segundo Ibaneis, o objetivo é que a aposentadoria de policiais seja paga pelo regime próprio da Previdência Social. “Essa análise será feita dentro do governo. A medida liberaria recursos para que possamos contratar novos policiais e melhorar a segurança”, disse o governador eleito.

Outro pedido feito a Temer foi a criação da Zona de Livre Comércio no DF. A ideia é similar ao que ocorre na Zona Franca de Manaus: consiste em abrir mão de uma parte da arrecadação de impostos para aumentar a arrecadação com o fluxo de negociações entre os estados. Seria uma proposta para gerar emprego e renda e alavancar a economia da capital.

Segundo o governador eleito, que levou os filhos Caio, 20 anos; e João Pedro, 13, para o encontro, Temer recebeu bem a proposta e pode encaminhá-la ao Congresso Nacional nos próximos dias.

“Pode ser feito por meio de decreto. O presidente já colocou uma equipe para analisar a proposta. Ainda temos dois meses de governo pela frente. Dá para fazer muita coisa”, afirmou Ibaneis, durante entrevista coletiva.

11 imagens
1 de 11

Alan Santos/PR
2 de 11

Alan Santos/PR
3 de 11

Alan Santos/PR
4 de 11

Alan Santos/PR
5 de 11

Alan Santos/PR
6 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
11 de 11

Igo Estrela/Metrópoles

O governador eleito ainda conversou com Temer sobre a criação da região metropolitana, mudando o Estatuto das Cidades. “Brasília precisa assumir sua característica, que é de integração nacional. O DF foi criado para ser um polo de integração entre o Norte, o Sul e o Nordeste”, disse.

Foram tratadas ainda mudanças no Fundo Constitucional a fim de garantir mais recursos para a segurança pública.

A reunião, chamada de “encontro de transição”, durou cerca de 30 minutos. Estiveram presentes os ministros dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, e da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

Ao sair do Planalto, por volta das 18h30, Ibaneis foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) conversar com o ministro Dias Toffoli.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?