Ibaneis ou Fraga? Grupo ainda busca unidade para as eleições no DF
Divididos desde que Jofran Frejat (PR) desistiu de concorrer ao Palácio do Buriti, partidos tentam se reaproximar
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo após as convenções que oficializaram as candidaturas de Alberto Fraga (DEM) e de Ibaneis Rocha (MDB) ao Palácio do Buriti, os “órfãos” do ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) travam conversas para tentar reatar a unidade na disputa pelo Governo do Distrito Federal.
Na manhã desta segunda-feira (6/8), representantes do MDB, DEM, PR, PP e Avante voltaram a se reunir em busca da coalizão. O maior problema, no entanto, é que alguém precisa ceder, mas, segundo interlocutores, Ibaneis e Fraga não parecem dispostos a abrir mão das candidaturas. As conversas seguem no período da tarde.
Na avaliação de membros dos partidos, o racha diminui as chances de vitória dos dois lados, uma vez que divide o tempo de televisão, os recursos e os votos do grupo — que possui a mesma base eleitoral.
Ibaneis disse “estar buscando um entendimento”, mas o presidente regional do MDB, Tadeu Filippelli, deixou claro que um acordo só será possível em torno do nome do advogado. “Nossa campanha está forte e estruturada, mas somos um partido que sempre está disposto a conciliar”, ressaltou o ex-vice-governador.
Anfitrião do encontro desta segunda, Izalci Lucas (PSDB) declarou que “as negociações estão caminhando”. Fraga também evitou dar detalhes da reunião. “Estamos esperando definições em busca de um consenso”, concluiu.
A coligação ruiu depois de Frejat desistir de concorrer ao cargo majoritário. O MDB ficou com apoio do PP e do Avante, enquanto o DEM entrou na disputa ao lado do PR e do PSDB. Além dos dois, também disputam o espólio do ex-secretário de Saúde os grupos de Rogério Rosso (PSD) e de Eliana Pedrosa (Pros).