metropoles.com

Ibaneis e Rollemberg se reúnem após polêmica sobre rombo nas contas

Governador eleito e o atual chefe do Executivo local se encontraram pela primeira vez depois de se enfrentarem nas urnas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ibaneis e Rollemberg
1 de 1 Ibaneis e Rollemberg - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pela primeira vez após a disputa pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o atual ocupante do cargo de governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), e o futuro gestor, Ibaneis Rocha (MDB), encontraram-se. A reunião foi no Palácio do Buriti, na tarde desta quarta-feira (14/11).

Ibaneis quis conversar com Rollemberg a respeito das licitações realizadas, após o resultado das urnas, sem seu consentimento e o do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), questões orçamentárias e projetos que estão em tramitação na Câmara Legislativa (CLDF).

A reunião ocorreu depois da polêmica envolvendo possível rombo nas contas públicas da capital. Tudo começou quando Ibaneis disse, na segunda (12), que calcula assumir o comando do Distrito Federal com déficit de R$ 5 bilhões. No dia seguinte, o secretário-chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, retrucou a informação.

Segundo Sampaio, o valor só chegará a R$ 5 bilhões caso a futura administração seja obrigada a pagar, ainda neste ano, a terceira parcela do reajuste dos servidores públicos locais, que deveria ter sido incorporada aos contracheques em 2015, somando todos os retroativos.

Após a resposta da equipe de Rollemberg, Ibaneis baixou o tom. Nesta quarta (14), disse que os processos referentes ao pagamento da terceira parcela do reajuste concedido em 2013 estão suspensos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ainda deu um recado para a imprensa: não quer “responder perguntas que coloquem um contra o outro”.

O emedebista também tenta amenizar a relação com Rollemberg, após ambos se atacarem em debates.

A campanha acabou e descemos do palanque. Temos uma unidade da Federação para governar, com problemas igual aos outros estados. Confio no governador e sei que poderemos discutir sobre temas importantes

Ibaneis Rocha, governador eleito do DF
3 imagens
Esposa de Rollemberg, Márcia Rollemberg, e o filho mais novo de Ibaneis, João Pedro, participaram do encontro
Ibaneis teve 1.042.574 votos nas eleições de 2018 e venceu Rollemberg
1 de 3

O governador eleito Ibaneis Rocha e o atual chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg, encontraram-se pela primeira vez após se enfrentarem nas urnas

Daniel Ferreira/Metrópoles
2 de 3

Esposa de Rollemberg, Márcia Rollemberg, e o filho mais novo de Ibaneis, João Pedro, participaram do encontro

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 3

Ibaneis teve 1.042.574 votos nas eleições de 2018 e venceu Rollemberg

Daniel Ferreira/Metrópoles

 

No último debate realizado pelo Metrópoles, em 17 de outubro, o clima esquentou quando Rollemberg disse que Ibaneis “sente que já ganhou”. Depois, Ibaneis, ao falar sobre a entrega de escrituras, atacou: “Não é à toa que é chamado de Pinóquio pelas ruas”. Os dois postulantes a governador, inclusive, chamaram-se de mentirosos em diversas ocasiões.

Enquanto o emedebista acusava Rollemberg de ser “playboy do asfalto”, abusar do poder político na campanha e incompetência administrativa, o socialista dizia que Ibaneis comprou apoios, é “criminoso” e “grileiro vertical”.

Apesar das rusgas, os dois posaram para imagens sorridentes nesta quarta-feira (14/11). Hoje, os embates estão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF), que apura denúncias de abuso de poder econômico ao longo da campanha, por parte de Ibaneis, e abuso de poder político por parte de Rollemberg.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?