metropoles.com

Ibaneis cancela agenda pela 3ª vez. “A campanha ficou muito cansativa”

Nesta quarta (24/10), emedebista sofre com uma gripe, mesmo motivo que o tirou das ruas na terça. Na segunda, foi por causa de um dente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ibaneis no Sol Nascente
1 de 1 Ibaneis no Sol Nascente - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Líder nas pesquisas, o candidato ao Palácio do Buriti Ibaneis Rocha (MDB) continua recolhido em sua casa e participando apenas de reuniões internas na reta final da campanha. Devido a uma gripe, o buritizável decidiu cancelar as caminhadas que faria nesta quarta-feira (24/10) em São Sebastião, no Paranoá e no Itapoã. “Estou à base de remédios. A campanha ficou muito comprida e cansativa”, disse.

Ele havia cancelado a agenda de terça (23) pelo mesmo motivo. Na segunda (22), a queda de um dente também o tirou das ruas. “O primeiro turno foi um período bom, mas o segundo não precisava de tanto tempo. A população nos conhece e com certeza sabe em quem votar”, avaliou.

Em sua casa, no Lago Sul, o emedebista comentou as críticas que Rodrigo Rollemberg (PSB) tem feito após ele anunciar que não participará mais de nenhum debate por causa dos ataques e de supostas notícias falsas disseminadas pelo socialista. No corpo a corpo pela comercial da 207/208 Sul, o governador ironizou a estratégia do adversário: “Talvez ele ache que já tenha ganhado. Nem venceu e está desprezando o eleitor. Imagine o que aconteceria se viesse a ganhar a eleição”.

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) esclareceu que, devido à saúde fragilizada, não está investindo nas ruas. “As minhas equipes estão trabalhando todos os dias. Os parlamentares que anunciaram apoio à minha candidatura também estão se empenhando para juntos melhorarmos o Distrito Federal”, explicou.

Liderança
Nova pesquisa Ibope divulgada na terça mostra que o buritizável manteve a diferença de 50 pontos percentuais em relação a Rollemberg. De acordo com levantamento encomendado pela TV Globo, Ibaneis tem 75% dos votos válidos – excluídos os brancos, nulos e indecisos –, enquanto o governador, 25%.

O socialista também atacou o concorrente dizendo que “o candidato que se apresentava como novo, na verdade, é um desconhecido” e que “a sua fuga dos debates é exatamente para que as pessoas não conheçam o lado sombrio que ele procura esconder”. O advogado rebateu a declaração:

Eu não tenho nada a esconder. Minha vida é toda aberta. Todo mundo já virou de ponta-cabeça e não achou nada. Eu não estou querendo dizer que já ganhei, mas, se eu for aos debates, ele vai ficar me agredindo e eu não quero ter que responder à altura

Ibaneis Rocha

Denúncia e ação
O emedebista também tratou da investigação que pediu sobre produção e disseminação de conteúdo falso de crime de pedofilia. Ele acredita que esse tipo de fake news não vai atrapalhar a reta final da campanha. “A população está vacinada sobre esses assuntos. Eu sempre me comunico com as pessoas e com a imprensa, não tenho o que temer”, afirmou.

A equipe do ex-presidente da OAB-DF pediu à Polícia Federal, ao Ministério Público (MPE) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) apuração sobre o caso. “Tudo indica que a estratégia seja a de espalhar o boato para, finalmente, vir com a notícia falsa em momento no qual não seja mais possível qualquer esclarecimento eficaz por parte do candidato”, argumentam os advogados de Ibaneis.

A coligação também ingressou com nova ação de investigação judicial contra Rollemberg. A chapa acusa o governador e o ex-secretário de Cidades Marcos Dantas (PSB) de abuso de poder político, coação, publicidade vedada e simulação de programa social para fins eleitorais. “Encontrei elementos muito sérios de que estão utilizando a máquina do governo para tentar angariar votos. Agora é esperar as instâncias superiores”, disse o postulante do MDB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?