Ibaneis cancela agenda pela 3ª vez. “A campanha ficou muito cansativa”
Nesta quarta (24/10), emedebista sofre com uma gripe, mesmo motivo que o tirou das ruas na terça. Na segunda, foi por causa de um dente
atualizado
Compartilhar notícia
Líder nas pesquisas, o candidato ao Palácio do Buriti Ibaneis Rocha (MDB) continua recolhido em sua casa e participando apenas de reuniões internas na reta final da campanha. Devido a uma gripe, o buritizável decidiu cancelar as caminhadas que faria nesta quarta-feira (24/10) em São Sebastião, no Paranoá e no Itapoã. “Estou à base de remédios. A campanha ficou muito comprida e cansativa”, disse.
Ele havia cancelado a agenda de terça (23) pelo mesmo motivo. Na segunda (22), a queda de um dente também o tirou das ruas. “O primeiro turno foi um período bom, mas o segundo não precisava de tanto tempo. A população nos conhece e com certeza sabe em quem votar”, avaliou.
Em sua casa, no Lago Sul, o emedebista comentou as críticas que Rodrigo Rollemberg (PSB) tem feito após ele anunciar que não participará mais de nenhum debate por causa dos ataques e de supostas notícias falsas disseminadas pelo socialista. No corpo a corpo pela comercial da 207/208 Sul, o governador ironizou a estratégia do adversário: “Talvez ele ache que já tenha ganhado. Nem venceu e está desprezando o eleitor. Imagine o que aconteceria se viesse a ganhar a eleição”.
O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF) esclareceu que, devido à saúde fragilizada, não está investindo nas ruas. “As minhas equipes estão trabalhando todos os dias. Os parlamentares que anunciaram apoio à minha candidatura também estão se empenhando para juntos melhorarmos o Distrito Federal”, explicou.
Liderança
Nova pesquisa Ibope divulgada na terça mostra que o buritizável manteve a diferença de 50 pontos percentuais em relação a Rollemberg. De acordo com levantamento encomendado pela TV Globo, Ibaneis tem 75% dos votos válidos – excluídos os brancos, nulos e indecisos –, enquanto o governador, 25%.
O socialista também atacou o concorrente dizendo que “o candidato que se apresentava como novo, na verdade, é um desconhecido” e que “a sua fuga dos debates é exatamente para que as pessoas não conheçam o lado sombrio que ele procura esconder”. O advogado rebateu a declaração:
Eu não tenho nada a esconder. Minha vida é toda aberta. Todo mundo já virou de ponta-cabeça e não achou nada. Eu não estou querendo dizer que já ganhei, mas, se eu for aos debates, ele vai ficar me agredindo e eu não quero ter que responder à altura
Ibaneis Rocha
Denúncia e ação
O emedebista também tratou da investigação que pediu sobre produção e disseminação de conteúdo falso de crime de pedofilia. Ele acredita que esse tipo de fake news não vai atrapalhar a reta final da campanha. “A população está vacinada sobre esses assuntos. Eu sempre me comunico com as pessoas e com a imprensa, não tenho o que temer”, afirmou.
A equipe do ex-presidente da OAB-DF pediu à Polícia Federal, ao Ministério Público (MPE) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) apuração sobre o caso. “Tudo indica que a estratégia seja a de espalhar o boato para, finalmente, vir com a notícia falsa em momento no qual não seja mais possível qualquer esclarecimento eficaz por parte do candidato”, argumentam os advogados de Ibaneis.
A coligação também ingressou com nova ação de investigação judicial contra Rollemberg. A chapa acusa o governador e o ex-secretário de Cidades Marcos Dantas (PSB) de abuso de poder político, coação, publicidade vedada e simulação de programa social para fins eleitorais. “Encontrei elementos muito sérios de que estão utilizando a máquina do governo para tentar angariar votos. Agora é esperar as instâncias superiores”, disse o postulante do MDB.