“Ibaneis ‘arrota’ dinheiro e não paga os cabos eleitorais”, diz Fraga
Em corpo a corpo no Sol Nascente na manhã desta quinta-feira (4/10), o buritizável também voltou a falar que não compra pesquisas
atualizado
Compartilhar notícia
Em caminhada no Sol Nascente na manhã desta quinta-feira (4/10), o candidato ao Palácio do Buriti Alberto Fraga (DEM) voltou a atacar seu adversário do MDB em relação ao atraso de pagamento aos serviços prestados por militantes. “Para não fazer como o Ibaneis [Rocha], dando calote nos cabos eleitorais, dispensei quem eu não ia ter condições de pagar. A partir de hoje, só trabalha comigo quem posso manter”, destacou o parlamentar.
Na manhã de quarta-feira (3), cerca de 60 pessoas protestaram na frente do comitê eleitoral do emedebista para cobrar os dias trabalhados. Com base em relatos de apoiadores, nenhum centavo havia sido liberado a eles. A coordenação da campanha verificou o erro e começou a pagá-los no mesmo dia. A promessa é de que todos os valores sejam quitados até sexta (5).
O problema na candidatura do advogado virou motivo para ataques do rival. “Não vou fazer como Ibaneis, que ‘arrota’ ter dinheiro e não paga os cabos eleitorais”, disparou Fraga.
Infraestrutura
Cercado de apoiadores e com um carro de som entoando o jingle da campanha, Fraga distribuiu panfletos e prometeu investir na infraestrutura da região. “Quando chove aqui é uma correnteza absurda. Vamos fazer um asfaltamento digno”, disse.
De acordo com o deputado federal, o Sol Nascente é uma área abandonada pelo governo. “É lamentável que só em época de campanha falam em comunidades carentes. Essas cidades novas que surgem precisam de escolas, postos policiais”, destacou.
Pesquisa
A respeito do resultado do Ibope divulgado na noite de quarta (3), na qual aparece na quarta posição, Fraga disse que continua confiante quanto a ir para o segundo turno. “Na minha última eleição, eu era o terceiro, quarto, quinto colocado, e fui o mais votado, disparadamente. Não compro pesquisa, trabalho com levantamentos internos.”
Ibaneis disparou e está isolado na dianteira, com 34% – o dobro da segunda colocada, Eliana Pedrosa (Pros), que tem 17%. Atrás da ex-distrital, vêm Rodrigo Rollemberg (PSB), com 10%; Fraga, 9%; e Rogério Rosso (PSD), com 8%. Esses três últimos estão empatados tecnicamente.
Questionado acerca de um possível segundo turno que ele não esteja, o parlamentar disse ainda não ter decidido sobre quem apoiar. “Não consigo enxergar esse cenário, por isso não tenho uma decisão tomada”, declarou.
Processo
Fraga protocolou outra representação no Ministério Público Eleitoral (MPE) contra Ibaneis nesta quinta-feira (4). A ação foi enviada ao órgão um dia após o democrata denunciar o emedebista, em conjunto com cinco adversários, por abuso de poder econômico no caso da promessa de reconstrução de casas derrubadas pela Agência de Fiscalização (Agefis), com próprio dinheiro, feita na Colônia Agrícola 26 de Setembro, perto de Taguatinga, no domingo (30/9).
Na nova ação, Fraga aponta possíveis práticas de abuso do poder econômico e corrupção eleitoral com base na declaração direcionada aos moradores da Colônia Agrícola 26 de Setembro e na inexistência de contrato com cabos eleitorais.
Segundo Fraga, Ibaneis “valeu de seu notório poder econômico para obter vantagem eleitoral” ao se comprometer a construir novas residências. “Ademais, resta igualmente evidente a caracterização do delito de corrupção eleitoral, uma vez que presente, nas condutas narradas, promessas pessoais, dirigidas a um público específico, com a finalidade de obtenção de votos”, completou.
Sobre a falta de contratos com colaboradores, alega que “torna inviável o controle dos gastos realizado pela Justiça Eleitoral, podendo servir de instrumento para o cometimento de abusos econômicos”.
Cabos eleitorais de Ibaneis protestaram na quarta (3), na porta do comitê do emedebista, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), contra falta de pagamento por serviços prestados na campanha. Um dos coordenadores da equipe, Wellington Farias, 35 anos, informou não haver contrato de trabalho. “Combinamos tudo de boca”, disse.
No início da tarde daquele dia, a coordenação do buritizável fechou um acordo de pagamento até sexta (5).
Confira a denúncia:
Fraga denuncia Ibaneis ao MPE por abuso do poder econômico e corrupção eleitoral by Metropoles on Scribd
A assessoria de Ibaneis informou que o candidato não foi intimado. “Temos a certeza que nossa campanha tem cumprido rigorosamente a legislação eleitoral. Esse tipo de medida decorre do desespero de candidato que tem sido rejeitado por conta da sua vida pregressa e que não tem propostas viáveis para gerir o Distrito Federal”, declarou.