metropoles.com

Ibaneis anuncia dois novos benefícios para estudantes do DF

Cartões pão e leite e complementação aos estudos deverão passar pelo crivo da Câmara Legislativa, que retorna à atividade em fevereiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
índios crianças indígenas que moram em reserva do noroeste e tem dificuldade para ir à escola
1 de 1 índios crianças indígenas que moram em reserva do noroeste e tem dificuldade para ir à escola - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta sexta-feira (27/12/2019), a criação de dois benefícios sociais para estudantes da rede pública de ensino. Um deles será o cartão “pão e leite”. O outro vai complementar o ensino regular. Ambos precisarão passar pelo crivo da Câmara Legislativa a partir do ano que vem, quando a Casa voltar, em fevereiro, do recesso.

O anúncio foi feito durante a reunião de avaliação do ano de 2019 com os secretários de governo e a apresentação de projetos a serem executados já no início de 2020.

Os valores não foram apresentados pelo governador, mas Ibaneis afirmou que as propostas estão em estudo por sua equipe. A previsão é que as novas medidas sejam lançadas oficialmente em 13 de janeiro.

“Para os dois, precisamos que a Câmara Legislativa aprove, pois se trata de transferência de renda. O Cartão Pão e Leite servirá para que o aluno já saia de casa alimentado. O outro cartão servirá como uma complementação de turno: poderá ser usado em academias e escolas de língua estrangeira e artes, para que esses estudantes tenham uma formação cada vez melhor”, anunciou Ibaneis.

A proposta se junta ao Cartão Creche, que, de acordo com o governador, será de R$ 806. Esse valor, ainda segundo o chefe do Executivo local, foi um levantamento médio do preço de entidades particulares. Ao todo, o governo pretende garantir vagas para 5 mil crianças.

Ibaneis afirmou que 15 creches públicas serão construídas no ano que vem. As primeiras cinco começam a ser erguidas em janeiro. Outras cinco ainda no primeiro semestre e as restantes, no segundo.

Sem apontar os números, o governador afirmou ainda que vai priorizar a construção de escolas em áreas nas quais os alunos necessitem de transporte escolar. Para o chefe do Palácio do Buriti, o mesmo recurso usado para a contratação dos veículos será utilizado na edificação dos prédios.

Outras obras

Durante a reunião, os secretários apresentaram propostas em outras áreas, além da educação, como, por exemplo, saúde e segurança. “O balanço é satisfatório. O ritmo é bom, as empresas estão funcionando. O DER [Departamento de Estradas de Rodagem] vem com um conjunto de projetos, a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital] também está auxiliando as secretarias naquilo que é necessário para a elaboração de projetos, principalmente nas áreas de educação e saúde”, disse o governador.

Para o ano que vem, Ibaneis afirmou que a prioridade é a construção de pelo menos dois batalhões de polícia: um na Estrutural e outro no Sol Nascente/Pôr do Sol. Além de reformas, o Distrito Federal deverá ganhar novas delegacias.

Para a saúde, o governador afirmou que quer ampliar em 100 mil atendimentos por mês na rede pública, com a construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Melhoramos a saúde, mas ainda precisamos melhorar a capacidade de atendimento. Vamos fazer isso com a construção de UPAs, UBSs, reformas de hospitais”, disse Ibaneis.

O DER também apresentou projetos para a construção de viadutos. Ainda está prevista a ampliação de estações de Metrô para Ceilândia e Taguatinga.

“Não podemos pensar na cidade apenas para o ano seguinte. Temos que pensar lá na frente, em um projeto para 15 ou 20 anos”, completou Ibaneis Rocha.

Recursos

O governador não apresentou os valores, mas disse que, especialmente com a ajuda do Instituto de Previdência do DF (Iprev), foi possível realizar economia, aliviando a Fonte 100. Para os projetos previstos para 2020, a intenção do governo é buscar recursos na União, por meio da Caixa Econômica Federal (Caixa) ou com os ministérios do governo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?