metropoles.com

Ibaneis analisa nomes para as secretarias de Saúde e Esporte

Governador eleito tem consultado pessoas ligadas ao Palácio do Planalto para tomar as decisões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
Brasília (DF), 08/10/2018  – Evento Entrevista com Ibaneis –  L
1 de 1 Brasília (DF), 08/10/2018 – Evento Entrevista com Ibaneis – L - Foto: JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles

O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), analisa nomes para ocupar as secretarias de Saúde e Esporte. Nesta quinta-feira (22/11), a equipe do emedebista anunciou novos membros do primeiros escalão: Wellington Luiz (MDB) para a presidência do Metrô-DF e Léo Bijos para a Secretaria da Juventude.

Nesta semana, Ibaneis criou, na transição, o grupo da saúde e adiantou que, da equipe, sairá o nome para ocupar uma das pastas mais estratégicas da estrutura administrativa. O próximo titular do Palácio do Buriti disse que iria submeter três nomes à avaliação de Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), futuro ministro da Saúde escolhido pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

As sugestões, indicadas no último dia 16, são: a superintendente do Instituto de Cardiologia do DF (ICDF), Núbia Welerson Vieira; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Carlos Fernando; e o médico concursado Adriano Guimarães Ibiapina. Além deles, participa da transição o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adeilson Loureiro Cavalcante.

Outro setor
As conversas em torno da Secretaria de Esporte dão indícios de estarem mais adiantadas. Ibaneis convidou o Ministro do Esporte, Leandro Cruz Fróes da Silva, para assumir a pasta local, mas não recebeu resposta até a noite desta quinta (22), conforme informou a assessoria do governador eleito.

A relação com o ministro tem estreitado durante a transição. Nas primeiras semanas após a eleição, Leandro Cruz visitou Ibaneis na sede da equipe do emedebista, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). A aproximação rendeu frutos e, na quarta (21), Ibaneis anunciou R$ 10 milhões do ministério para investimento na área.

Renato Alves/Transição
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), ao lado do ministro do Esporte, Leandro Cruz

 

Também cotado para assumir a pasta é o ex-secretário de Esportes Célio René. Indicado do PRB ainda no governo de Agnelo Queiroz (PT), ele ficou com o posto por duas vezes: entre janeiro de 2011 e setembro de 2012 e de abril de 2014 a dezembro do mesmo ano.

Um dos braços do deputado distrital e federal eleito Julio Cesar (PRB), René só ficou fora do cargo, mas como secretário adjunto, para dar espaço ao parlamentar entre 2012 e 2014.

Divulgação
Outro nome cotado para assumir a Secretaria de Esporte é o ex-secretário Célio René

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?