metropoles.com

Ibaneis acusa Rollemberg de desmontar PCDF para evitar investigações

Durante seminário do SindSaúde neste sábado (1º/9), candidato afirmou ainda que o adversário comanda um governo “incompetente” e “corrupto”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Botelho / Especial para o Metrópoles
sindsaude
1 de 1 sindsaude - Foto: Ricardo Botelho / Especial para o Metrópoles

O candidato ao Governo do Distrito Federal pelo MDB, Ibaneis Rocha, acusou neste sábado (1º/9) o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) de ter desmontado a Polícia Civil do DF para tentar impedir investigações contra a própria administração. A afirmação foi dada no seminário Eleições 2018 e o Movimento Sindical, promovido pelo Sindicato dos Servidores de Estabelecimentos de Saúde (SindSaúde), no Hotel San Marco.

“Ele não tem interesse algum que a PCDF seja fortalecida justamente porque não quer ninguém no pé dele, de olho no que tem sido feito”, atacou o emedebista. Para ele, a atual gestão é marcada por “incompetência” e “corrupção”. “A prova maior são as últimas operações que atingiram em cheio pessoas ligadas a ele, inclusive familiares”, disse em referência à operação (12:26), que investiga suposto tráfico de influência e advocacia administrativa na Casa Civil do DF.

Segundo o buritizável, a criação da Coordenação Especial de Combate a Corrupção, ao Crime Organizado, aos Crimes Contra a Administração Pública e aos Crimes Contra a Ordem Tributária (Cecor), em janeiro de 2018, teria servido apenas para centralizar e controlar as investigações policiais. No entanto, no caso da última operação, disse o candidato, o atual gestor teria “perdido o controle da instituição”.

Descentralização de verbas
Ao ser questionado sobre a saúde pública do DF, Ibaneis voltou a defender a extinção do Instituto Hospital de Base (IHB) e a recriação da Fundação Hospitalar do DF. O emedebista afirmou que também aprovará a descentralização dos recursos das unidades hospitalares, para dar maior autonomia às direções regionais.

Segundo o advogado, a falta de medicamentos, de insumos e de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública deveria ser considerado crime. “Ele [Rollemberg] tinha de estar sendo acusado por homicídio doloso, tanto pela morte da Polícia Civil quanto dos hospitais”, atacou.

Perfil
Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal (OAB-DF), Ibaneis Rocha faz parte da coligação Pra Fazer a Diferença. Ele encabeça o grupo e tem como vice o presidente do Avante-DF, Paco Britto. A coalizão também conta com PP, PSL e PPL. O emedebista é o candidato com o maior patrimônio registrado entre os 11 postulantes ao GDF: R$ 93.720.602,57.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?