metropoles.com

Guerra estreia programas eleitorais no DF. Fraga terá o maior tempo

O empresário do partido Novo é o primeiro na ordem de exibição das propagandas de campanha, que vão ao ar a partir de 31 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles
1 de 1 Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles - Foto: Filipe Cardoso/Especial para o Metrópoles

Com 1 minuto e 50 segundos para cada programa eleitoral, o deputado federal Alberto Fraga (DEM) é o candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) com maior tempo de rádio e TV nas eleições de 2018. O período de exposição das chapas foi definido, nesta quinta-feira (23/8), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).

Os critérios para os cálculos de duração das propagandas levam em conta a representatividade dos partidos de cada coligação no Congresso Nacional. A ordem de apresentação dos programas também foi estabelecida. Alexandre Guerra (Novo) será o primeiro a mostrar a cara para os brasilienses, no dia 31 de agosto. No entanto, ele terá apenas 4 segundos para isso.

Fraga saiu em vantagem por ter montado uma chapa com legendas que, somadas, possuem o maior número de deputados federais eleitos em 2014. A coligação Coragem e Respeito pelo Povo é composta por DEM, PR, DC e PSDB.

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF) Ibaneis Rocha (MDB) é o segundo na lista, com 1 minuto e 44 segundos. O emedebista integra a coligação Pra Fazer a Diferença, com PP, PSL, PPL e Avante.

Chapas
Logo atrás está o deputado Rogério Rosso (PSD), com 1 minuto e 38 segundos. O parlamentar encabeça a Unidos pelo DF, que conta também com PRB, Podemos, Solidariedade, PSC e PPS. O governador e candidato à reeleição ao Palácio do Buriti, Rodrigo Rollemberg (PSB), tem 1 minuto e 14 segundos. O Brasília de Mãos Limpas, do socialista, tem o apoio de Rede, PDT, PV e PCdoB.

Apesar de não ter se coligado com ninguém, o Partido dos Trabalhadores dispõe de 1 minuto e 10 segundos. O economista Júlio Miragaya será o quinto candidato com mais tempo.

A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) tem 49 segundos. Ela integra a Juntos de Você, com PTB, PHS, Patriota, PMN, PTC e PMB.

Os professores Fátima Sousa (PSol) e Antônio Guillen (PSTU), o general Paulo Chagas (PRP) e o bancário Renan Rosa (PCO) terão menos de 10 segundos, cada.

Ordem
A sequência de apresentação da propaganda dos buritizáveis foi definida por sorteio “realizado por um sistema nacional seguro”, de acordo com o secretário de tecnologia do TRE-DF, Ricardo Negrão.

Depois do candidato do Novo, o eleitor do DF poderá assistir a Fátima Souza. A programação segue com Guillen, Miragaya, Rosso, Rollemberg, Ibaneis, Paulo Chagas, Renan Rosa e Eliana. Embora Fraga tenha o maior tempo, ele será o último a aparecer na TV e no rádio.

Além da divisão para os candidatos ao GDF, foram definidos os tempos disponíveis para os postulantes a senador e a deputado federal. No entanto, o TRE-DF esbarrou em um problema no sistema e não conseguiu fazer os cálculos para os aspirantes a deputados distritais. O órgão concluirá o sorteio em uma nova reunião, nesta sexta-feira (24/8).

Tempo total de TV para os candidatos a governador do DF
Alexandre Guerra (Novo) – 4 segundos
Fátima Sousa (PSol) – 9 segundos
Guillen (PSTU) – 4 segundos
Júlio Miragaya (PT) – 1 minuto e 10 segundos
Rogério Rosso (PSD) – 1 minuto e 38 segundos
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 1 minuto e 14 segundos
Ibaneis Rocha (MDB) – 1 minuto e 44 segundos
Paulo Chagas (PRP) – 8 segundos
Renan Rosa (PCO) – 4 segundos
Eliana Pedrosa (Pros) – 49 segundos
Alberto Fraga (DEM) – 1 minuto e 50 segundos

Senado
A divisão para os candidatos ao Senado seguiu as mesmas regras da disputa pelo Buriti. O deputado federal Izalci (PSDB) e a Professora Amábile (PR), da chapa de Fraga, terão 1 minuto e 25 segundos. Logo atrás vêm o empresário Hélio Queiroz (PP) e o advogado João Pedro Ferraz (PPL), que poderão fazer campanha por 1 minuto e 21 segundos.

O menor tempo será de Paulo Roque (Novo), Robson (PSTU) e Danilo Matoso (PCO), todos com 3 segundos, cada. O deputado distrital Chico Leite (Rede) e Leila do Vôlei (PSB), ambos da coligação de Rollemberg, terão 57 segundos.

Tempo total de TV para os candidatos a senador do DF
Paulo Roque (Novo) – 3 segundos
Chico Sant’Anna (PSol) e Marivaldo Pereira (PSol) – 7 segundos
Robson (PSTU) – 3 segundos
Wasny (PT) e Marcelo (PT) – 54 segundos
Cristovam Buarque (PPS) e Fernando Marques (Solidariedade) – 1 minuto e 16 segundos
Chico Leite (Rede) e Leila do Vôlei (PSB) – 57 segundos
Hélio Queiroz (PP) e João Pedro Ferraz (PPL) – 1 minuto e 21 segundos
Brigadeiro Átila Maia (PRTB) e Fadi Faraj (PRP) – 6 segundos
Danilo Matoso (PCO) – 3 segundos
Juiz Everardo Ribeiro (PMN) e Walisson Nascimento (PTB) – 38 segundos
Izalci (PSDB) e Professora Amábile (PR) – 1 minuto e 25 segundos


Dias da semana
No primeiro turno, de segunda a sábado, os políticos aparecerão por dois blocos de 25 minutos em cada meio de comunicação, e em mais 70 minutos de inserções de 30 segundos a 60 segundos. Nos domingos, só valem os filmes e áudios esporádicos. As regras estão na Resolução TSE nº 23.551/2017. Em caso de segundo turno, os blocos diários terão 10 minutos cada e as inserções serão reduzidas a 25 minutos.

Os candidatos a governador e deputados estaduais terão, somados, 9 minutos na TV e no rádio. Já os postulantes ao Senado dispõem de 7 minutos. Eles veicularão propaganda às segundas, quartas e sextas-feiras. Os que concorrem aos cargos de presidente da República e de deputado federal, por outro lado, estarão no ar às terças, quintas e aos sábados, por um tempo total de 12 minutos e 30 segundos, sem contar com as inserções veiculadas nos intervalos comerciais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?