metropoles.com

Governo Ibaneis reformará 200 escolas no início da gestão, diz Izidio

Futuro secretário de Obras, o engenheiro foi um dos primeiros nomes anunciados para o governo de Ibaneis Rocha

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Izidio Santos
1 de 1 Izidio Santos - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A gestão do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) pretende reformar 200 escolas nos primeiros meses de 2019. O futuro secretário de Obras do Distrito Federal, Izidio Santos, afirmou ao Metrópoles, nesta quinta-feira (20/12), que essa é uma das prioridades.

Segundo o engenheiro, será feita uma análise dos contratos em vigor após a posse. “As obras em andamento a gente quer dar continuidade e ver se existe recurso para honrar os pagamentos. Estamos priorizando obras em escolas.”

Além da educação, saúde e infraestrutura também terão atenção especial. “A prioridade vai ser fazer a Operação Tapa-Buraco, na questão da mobilidade, e arrumar as escolas, além de hospitais para reabrir leitos”, disse.

Segundo Izidio, o governador eleito também deu a missão para avaliar parques e feiras. “A gente está na parte final desse estudo”, ponderou.

Para a efetivação dos projetos, no que tange a infraestrutura e melhorias de equipamentos públicos em 2019, serão necessários R$ 2 bilhões, conforme cálculo da equipe de transição.

Confira a íntegra da entrevista:

Mobilidade
A equipe da transição analisa trocar o pavimento de vias do Distrito Federal, de acordo com um estudo existente. Porém, Izidio admite que é um projeto caro e, se aplicado, deveria ser feito em fases. “Tapar buraco é paliativo. Temos um pavimento na cidade inteira que passou da vida útil. Hoje, tapa um e abrem dois”, reclamou.

Outro projeto estudado pelo futuro governo é a ativação de uma linha de trem para passageiros entre o Distrito Federal e Goiás. O Ministério das Cidades já está fazendo testes entre a Rodoferroviária e Valparaíso, município do Entorno. “Foi feito o laudo dos trilhos que atendem os vagões. Logicamente que não tem as estações, teriam de ser reformadas”, explicou.

Viadutos
O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) apontou que oito viadutos correm o risco de desabar, assim como ocorreu com o elevado no Eixão. Em 6 de fevereiro de 2018, parte da estrutura sobre a Galeria dos Estados caiu.

Izidio conta que alguns viadutos são mais preocupantes que outros. “A princípio, [os mais alarmantes] são os do Eixinho”, completou. Segundo a Corte de contas, há graves problemas nas tesourinhas do Eixo L na 203/204 Sul, 215/216 Sul e 215/216 Norte; e as do Eixo W na 115/116 Norte.

Perfil
Natural de Patos de Minas (MG), Izidio é formado em engenharia civil pela Universidade de Uberaba (Uniube). Ele assumiu o cargo de vice-presidente administrativo-financeiro do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-DF) em 11 de julho de 2018.

O engenheiro acumulou experiência com trabalhos na Construtora Santa Tereza, de 1989 a 1992; e na Emplavi, de 1992 a 1998. Izidio é fundador da Barsan Engenharia, empresa na qual atuou como presidente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?