Governadores voltam a Brasília em busca de solução para a crise dos estados
Encontro está marcado para esta segunda-feira (1º/2) na residência oficial de Águas Claras
atualizado
Compartilhar notícia
Com o objetivo de discutir estratégias que ajudem a tirar os estados da crise econômica, o governador Rodrigo Rollemberg vai receber, na residência oficial em Águas Claras, chefes de outros estados, que vão participar da segunda reunião do Fórum Permanente de Governadores.
O primeiro encontro ocorreu em 28 de dezembro, no mesmo local. Na ocasião, os chefes dos Executivos locais criaram o fórum e elegeram seis pontos como fundamentais para superar o momento de dificuldades vivido pelos estados.Uma das propostas discutidas foi a utilização dos recursos de compensação previdenciária a que as unidades da Federação têm direito para abater parte dos débitos com a União. Os governadores também sugeriram que seja feita uma rediscussão do refinanciamento das dívidas.
Como primeiro resultado do Fórum Permanente de Governadores, foi publicado o Decreto Federal nº 8.616, de 29 de dezembro de 2015, que estabelece novos critérios de indexação dos contratos de financiamento dos débitos dos estados, do DF e dos municípios com a União. Segundo Rollemberg, no entanto, são necessários mais avanços. “A medida melhorou a situação de muitos estados, mas não resolve definitivamente a questão”, afirmou.
Participaram daquele encontro Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro, Marconi Perillo, de Goiás, Marcelo Miranda, de Tocantins, Geraldo Alckmin, de São Paulo, Fernando Pimentel, de Minas Gerais, Rui Costa, da Bahia, Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul, Wellington Dias, do Piauí, Paulo Câmara, de Pernambuco e Carlos Brandão, vice do Maranhão.
(Com Agência Brasília)