metropoles.com

GDF quer ficar com ISS pago pela Netflix e por planos de saúde

Ideia é turbinar a arrecadação, retendo impostos de empresas como as de serviços de streaming de vídeo. Projeto será votado na CLDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
netflix
1 de 1 netflix - Foto: Divulgação

A caçada do Palácio do Buriti por recursos continua. Agora, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende adequar a legislação local à federal e reter, no DF, o Imposto Sobre Serviços (ISS) de atividades como planos de saúde, cartões de crédito, leasing de veículos e serviços de streaming, como o Netflix .

O governo ainda não tem estimativa sobre o valor total que espera arrecadar e acredita que só após o primeiro ano de cobrança será possível ter ideia de quanto os brasilienses consomem esses serviços.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 127/2017 tramita em regime de urgência e deve ir ao plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) nesta terça-feira (5/12), se for analisado a tempo pela Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof). A votação foi acordada na reunião do Colégio de Líderes feita na segunda-feira (4).

A Secretaria de Fazenda, responsável pela elaboração da matéria, explica que a intenção da proposta é evitar que o ISS fique nas cidades onde as empresas estão instaladas. A legislação federal permite o recolhimento do imposto no local da prestação do serviço. Hoje, no DF, a medida já vale para compras feitas pela internet.

Caso a CLDF aprove o PLC, a arrecadação com o ISS ficará com a capital após a “noventena” – prazo necessário para que a lei possa ser efetivada –, o que deve ocorrer no fim de março de 2018.

Na avaliação de técnicos do Buriti, a regra é uma forma de combater a guerra fiscal entre as unidades da Federação, que dão benefícios fiscais para que as empresas se instalem nos estados. Assim, os impostos não ficarão retidos apenas nessas localidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?