metropoles.com

GDF quer aumentar ICMS sobre lanchas, veleiros, ultraleves, refrigerante…

Projeto de lei do Executivo local amplia a lista de itens que poderão ter imposto reajustado. Nem a cerveja sem álcool escapa da tentativa de aumentar a arrecadação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Internet/Reprodução
Internet/Reprodução
1 de 1 Internet/Reprodução - Foto: Internet/Reprodução

Com a intenção de incrementar a receita em mais R$ 34 milhões, o Governo do Distrito Federal enviou à Câmara Legislativa um projeto de lei para ampliar a lista de produtos e bens que terão aumento de 2% em cima do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e a Prestação de Serviços (ICMS) a partir de 2016. Se a ideia vingar na Câmara Legislativa, lanchas, veleiros, iates, ultraleves, planadores, asa-deltas, parapentes e até mesmo refrigerantes e cerveja sem álcool passarão a ter o ICMS de 19%, contra os 17% cobrados atualmente. A novidade consta do Projeto de Lei n° 694/2015, que altera a Lei n° 4.220, de 9 de outubro de 2008.

Segundo a proposta, o dinheiro arrecadado com esse aumento do ICMS não poderá ser usado para o pagamento de salários ou de dívidas do GDF. A projeto é taxativo: a verba fica vinculada ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza do DF, que prevê ações de “capacitação para o trabalho e a elevação do nível educacional”, além de “atividades socioeducativas de convivência e socialização, tendo como foco principal a inclusão produtiva e a melhoria da qualidade de vida”.

Acordo
Apesar de não ter sido submetido ao plenário da Câmara Legislativa ainda, o PL n/ 694/2015 faz parte do acordo entre deputados e representantes do governo feito no último dia 6, quando foram aprovados outros aumentos do ICMS, como a alíquota cobrada das TVs por assinatura (que subiu de 10% para 15%). Na mesma ocasião, os deputados distritais rejeitaram o aumento da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), da Taxa de Limpeza Pública (TLP) e da tabela que serve de base de cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O deputado Agaciel Maia (PTC) pretende levar o projeto à pauta da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças na semana que vem. “Estamos com essa matéria. Devemos votá-la na terça-feira (27/10)”, disse o distrital, que preside o colegiado. O texto também precisará ser submetido a análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir ao plenário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?