metropoles.com

GDF inicia corte de comissionados do PDT, que perderá 500 cargos

O partido, que deixou a base aliada na terça-feira (10/10), começa a pagar o preço por ter desembarcado do GDF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
WhatsApp-Image-2017-10-10-at-20.59.591
1 de 1 WhatsApp-Image-2017-10-10-at-20.59.591 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

Dois dias após o PDT anunciar que o partido deixaria a base do governo Rodrigo Rollemberg (PSB), teve início a retaliação por parte do GDF. Nesta sexta-feira (13/10), o Diário Oficial do DF publicou duas exonerações: o subsecretário Dilson Almeida deixou a pasta de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri); e Luciana Soares de Holanda não é mais chefe de gabinete da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh).

As medidas são as primeiras de uma série e, segundo as lideranças pedetistas, a legenda deve perder cerca de 500 cargos que hoje tem no Executivo local. Destes, 25 são de filiados ao partido.

Na quarta-feira (11), Rollemberg se reuniu com os principais nomes da sigla com postos no GDF e afirmou que fará o levantamento dos cargos do partido para promover uma redistribuição. Na próxima segunda-feira (16), está previsto um desligamento importante: o do titular da Sedestmidh, Gutemberg Gomes. Ao Metrópoles, ele confirmou a saída.

Preciso finalizar a assinatura de alguns documentos oficiais. Como conversei com o governador, em uma reunião muito amistosa, meu cargo ficará à disposição já a partir de segunda

Gutemberg Gomes, secretário da Sedestmidh

Abandono
Os atritos entre o PDT e o governador começaram com o posicionamento contrário dos deputados distritais do partido – Reginaldo Veras e o presidente da CLDF, Joe Valle – na votação da reforma da Previdência.

Sem o apoio dos dois, Rollemberg exonerou 27 cargos da sigla antes mesmo de o plenário aprovar o projeto. A medida acirrou o desconforto da legenda com o GDF e culminou com a saída do partido da base.

Em nota publicada na quarta (11), o governo lamentou a decisão dos agora ex-aliados. “O GDF espera que o PDT realmente respeite os seus compromissos com a cidade e sua população e vote a favor de projetos que são importantes para o desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal”, comunicou o Executivo, em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?