metropoles.com

GDF pede à CLDF prioridade no Refis e na criação de universidade

Projetos estão protocolados, foram levados à reunião do colégio de líderes e deverão estar na pauta da próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
Palácio do Buriti
1 de 1 Palácio do Buriti - Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

O Palácio do Buriti apresentou, nesta quinta-feira (16/04), um cardápio de projetos prioritários para a Câmara Legislativa analisar na próxima semana. Entre as propostas estão a criação da Universidade do Distrito Federal (UnDF) e o novo Programa de Incentivo à Regularização Fiscal (Refis-DF 2020).

Também entram na pauta a migração dos servidores do DF para a Previdência Complementar (DF-Previcom) e a criação de cargos e gratificações para os militares com funções administrativas na Secretaria de Segurança Pública.

A sessão remota da Câmara Legislativa deve ocorrer apenas na quarta-feira (22/04), por causa do aniversário de Brasília, que ocorre na terça-feira (21/04).

Há muito tempo discutida e prometida, a UnDF seria o primeiro item da pauta do Executivo para debate na próxima semana. Lotada na administração indireta do GDF, a universidade teria como parâmetros o ensino superior, cursos de extensão, o desenvolvimento de pesquisas em âmbito regional.

A prioridade de atuação, segundo o Projeto de Lei Complementar 34/2020 (PLC da UnDF), a atuação prioritária será em regiões com menor acesso ao ensino superior no DF e no Entorno.

Ainda de acordo com a proposta, a UnDF terá como matérias na grade curricular as disciplinas de Ciências Humanas, Gestão Governamental de Política Pública, Educação e Magistério. Letras, Artes e Língua Estrangeira.

Serão oferecidas também, Matemática, Educação Física, Segurança Pública, Engenharia, Arquitetura e Ciências da Saúde.

Refis

O governo quer priorizar ainda a aprovação de um novo Refis. O PLC estabelece que as dívidas com o GDF poderão ser divididas em até 120 parcelas, com descontos que podem chegar a 95%.

O Refis seria lançado em maio, mas, devido aos efeitos do fechamento do comércio por causa da pandemia do coronavírus, o governador Ibaneis Rocha (MDB) resolveu antecipar o refinanciamento dos débitos para beneficiar pessoas e empresas que devem ao governo local.

Caso a proposta seja aprovada pelos deputados distritais, poderá participar quem tem dívidas relativas ao ICM,

DF-Previcom

Após a baixa adesão dos servidores públicos do Distrito Federal, o governo apresentou agora uma nova proposta para que eles se transfiram para a Previdência Complementar do DF (DF-Previcom). A nova proposta estende o prazo para adesão por mais dois anos.

A proposta inicial do governo era de um ano para os servidores aderirem a nova previdência. Passado o prazo, apenas 47 funcionários públicos fizeram a migração. Atualmente o Distrito Federal tem cerca de 110 mil concursados.

Os militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar serão contemplados com a criação de um quadro de cargos e gratificações dentro da Secretaria de Segurança Pública do DF.

Pelo menos 43 cargos estão sendo criados para todas as patentes em quatro denominações de cargos – auxiliar militar, assistente militar, assessor militar e assessor militar especial. O adicional variará, de acordo com a posição hierárquica, de R$ 1.541,31 a R$ 2.350,17.

Outros

Além das matérias destacadas, podem entrar em pauta ainda, a criação de um programa para financiar carteiras de motoristas para pessoas de baixa renda.

A possibilidade para que membros do governo possam participar de até dois conselhos ou órgãos deliberativos do GDF. Além da autorização para que o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF) faça a remoção de veículos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?