metropoles.com

GDF destinou apenas 18% de recursos de programa à PMDF e Bombeiros

O documento, elaborado pelo conselheiro-relator, Márcio Michel, indica ter havido falta de prioridade da atual administração na área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles/Foto ilustrativa
viatura da PM
1 de 1 viatura da PM - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles/Foto ilustrativa

A sensação de insegurança sentida pela população do Distrito Federal pode ser resultado do baixo investimento do governo local no combate à criminalidade. Conforme o Relatório Analítico e Projeto de Parecer Prévio, do Tribunal de Contas do DF (TCDF)  — que aprovou, com ressalvas, nesta quinta-feira (22/11), as contas do terceiro ano da administração de Rodrigo Rollemberg (PSB), o GDF destinou somente 18% do orçamento previsto no programa Segurança Pública com Cidadania à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros.

O documento, elaborado pelo conselheiro-relator, Márcio Michel, indica ter havido falta de prioridade da atual administração em uma das áreas mais sensíveis do governo.

“Considerando a execução orçamentária do programa em voga, mormente de ações que teriam o condão de impactar na redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança, os números revelam que a prioridade dada a esses objetivos não encontram sustentação na realidade fática, em razão da reduzida destinação de recursos para execução de serviços voltados a essa finalidade”, destaca um dos trechos.

Apesar das críticas relacionadas ao baixo investimento, o relatório diz “merecer destaque a redução nos crimes violentos letais intencionais, que chegou ao menos valor desde 2001”.

Sistema prisional afetado
Em agosto, o Metrópoles mostrou que a baixa execução orçamentária, segundo o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), também afetou o sistema prisional.

O Ministério Público ressaltou que a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP) tem, desde 2013, R$ 133 milhões disponíveis, por meio de convênio, para a reforma de quatro Centros de Detenção Provisória dentro do Complexo Penitenciário da Papuda. Ainda assim, cinco anos se passaram e nenhum centavo sequer foi aplicado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?