metropoles.com

GDF envia projeto que amplia GMov para servidores da Saúde

PL estende a funcionários de áreas administrativas a Gratificação de Movimentação, mas reduz de 20% para 15% o benefício a servidores rurais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O governo apresentou à Câmara Legislativa, na terça-feira (03/03), proposta que amplia a concessão da Gratificação por Movimentação (GMov) aos servidores da Secretaria de Saúde que trabalham na sede do órgão. Apesar da extensão, distritais criticaram a redução do valor do benefício para quem atua na zona rural.

A proposta do governo estende a GMov – que representa um acréscimo de 10% sobre o valor do salário – para os servidores que atuam na sede localizada no Setor de Áreas Isoladas. De acordo com a pasta, serão beneficiadas 2.736 pessoas.

Entretanto, o mesmo projeto diminui a gratificação dos servidores que atuam em unidades de saúde das zonas rurais de Brazlândia e Planaltina e não moram nessas regiões. Na legislação atual, eles recebem 20% a mais nos vencimentos. Com a nova proposta, o benefício será reduzido para 15%.

“Eles estão dando de um lado e tirando de outro. Está na lei que a gratificação rural é de 20%. Vou buscar providências para evitar que isso ocorra”, afirmou o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos).

O que diz o governo

A Secretaria de Saúde informou que a leitura feita pelos distritais não está correta. De acordo com a pasta, a parte na Lei n° 318/1992 que sofre mudanças é o artigo 3°, nos incisos I e II. Eles versam, exclusivamente, sobre a GMov – incluindo no texto da lei os servidores da Administração Central excluídos por decisão judicial.

Já a Gratificação de Ações Básicas (GAB), tratada na mesma lei, está inserida no artigo 2° (incisos I e II e parágrafos). A secretaria pede atenção para o parágrafo 3°. O inciso I estabelece a GAB de 10% para quem trabalha na área urbana; e o inciso II, 20% para quem trabalha em área rural.

“Essa parte da lei não sofreu qualquer alteração. Interpretação diferente disso, nada mais é que um equívoco”, informa nota enviada pela pasta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?