metropoles.com

GDF dará sequência à reforma administrativa após o carnaval

Alguns cargos começam a ser definidos. Secretaria de Ciência e Tecnologia deve deixar de ser adjunta e PSD ganha espaço

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
rollemberg
1 de 1 rollemberg - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

É véspera de carnaval, mas nos corredores do Palácio do Buriti e nos gabinetes da Câmara Legislativa do DF, a busca não é por fantasias. As exigências são de cumprimento de promessas e mais espaço dentro do governo. Agora, passadas as eleições das comissões, estão abertas as negociações para o troca-troca. A reforma administrativa é dada como certa e deve ter dois eixos principais: tirar quem não correspondeu às expectativas do governador e firmar apoios políticos.

Embora no GDF os acordos mudem com a rapidez de um amor conquistado na folia, o certo é que o PSD será contemplado. A administração de Santa Maria, antes indicação do deputado Robério Negreiros (PSDB), deve passar para o distrital Cristiano Araújo (PSD). Nos 45 do segundo tempo, ele compôs o blocão de 14 distritais que ajudou Rodrigo Rollemberg a eleger os presidentes das comissões. 

O vice-governador, Renato Santana (PSD), também pode entrar na costura feita entre Rollemberg e o deputado federal Rogério Rosso (PSD). Duas probabilidades colocadas são de que Santana assuma uma administração ou uma secretaria. Se ele voltar para o alto escalão do GDF, cogita-se que entre no lugar de Gutemberg Gomes, hoje titular da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Se assumir, Santana não chefiará a supersecretaria montada pelo presidente da Câmara, deputado Joe Valle (PDT), quando era secretário. A pasta deve ser desmembrada. Ainda não se sabe se em duas ou em três. As possibilidades são: ficam juntas a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e são separadas Mulheres e Igualdade Racial. Ou separa-se em três: Trabalho; Desenvolvimento Social; e uma pasta sozinha ou vinculada a outra secretaria de Mulheres e Igualdade Racial.

Se a pasta de Trabalho for desmembrada, se mantém com o atual titular, Thiago Jarjour (PDT). Embora o retirada de Gutemberg seja um boato forte dos bastidores, o governador tem comentado à pessoas próximas que está satisfeito com a adjunta do Trabalho. O Desenvolvimento Social ainda deve ir para o PSD, mas, nesse caso, é cogitado o nome de Karina Rosso, esposa do deputado federal e hoje lotada na subsecretaria da Micro e Pequena Empresa. Mulheres e Igualdade Racial devem contemplar o PSB.

O grande dilema é que Rollemberg precisa negociar, precisa mudar, mas está engessado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Ele não pode aumentar gastos com a folha de pagamento, que hoje é responsável por 80% das despesas do governo.

Possibilidades
A administração do Gama será mantida com o Solidariedade, partido presidido no DF por Augusto Carvalho. A mesma certeza não pode ser dada para a correligionária de Carvalho. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, com indicação de Sandra Faraj (SD) começou a entrar nas negociações.

A secretaria adjunta de Ciência e Tecnologia, chefiada por Marcelo Aguiar, deve ganhar novo status. Depois de negociações com o deputado Cláudio Abrantes (Rede) e após apresentar resultados positivos na construção de projetos, a pasta deve sair da estrutura da Casa Civil e seguir carreira solo.

Na Secretaria das Cidades, Marcos Dantas, pode abrir espaço para correligionários do PSB e mudar de cargo pela quarta vez em dois anos. Conselheiro e amigo de Rollemberg, nos bastidores as informações são que Dantas pode alçar novos vôos. Se for recriada a Secretaria de Governo, por exemplo, é um cargo a se cogitar. Se ele sair, os dois nomes cotados são o secretário adjunto de Relações Institucionais, Igor Tokarski, ou o administrador do Plano Piloto, Marcos Pacco.

Embora existam burburinhos de que Rodrigo Delmasso (Podemos) assumiria a Secretaria de Habitação no lugar de Thiago Andrade, ninguém confirma a informação. “Não recebi nenhum convite”, disse Rodrigo Delmasso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?