metropoles.com

GDF acusa Laerte Bessa de agredir subsecretário da Casa Civil com soco

Deputado nega agressão e diz que houve apenas exaltação de ânimos por conta de desavenças na aprovação de uma emenda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
laerte bessa
1 de 1 laerte bessa - Foto: ANTÔNIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

O deputado federal Laerte Bessa (PR) protagonizou uma cena de baixaria na Câmara dos Deputados na tarde dessa quarta-feira (23/5). Durante bate-boca com o subsecretário de Articulação Federal da Casa Civil do Distrito Federal, Edvaldo Dias da Silva, o parlamentar teria desferido um soco contra o representante do GDF, conforme acusou o Palácio do Buriti em nota divulgada horas após o incidente.

Conforme informou ao Metrópoles o secretário de Comunicação do GDF, Paulo Fona, o subsecretário levou o golpe no peito após apresentar um documento que ia de encontro a uma emenda do congressista. O texto de Bessa mudava a destinação do Fundo Constitucional, responsável por custear toda a segurança pública do DF e parte da saúde e da educação.

Irritado, Bessa ameaçou o subsecretário e foi até a mesa do relator, onde teria pegado e rasgado o documento apresentado pelo GDF. O texto trazia argumentos contrários à emenda de Bessa para alocar mais recursos para as forças de segurança, alegando que a medida deixaria desassistidas as áreas de saúde e educação, também dependentes do fundo.

Ao Metrópoles, Bessa negou ter agredido Silva, mas confirmou a discussão. “A mando do governador, ele persegue nossos projetos. Eu estava lutando por uma emenda que ajustava a divisão de porcentagem do Fundo Constitucional, como sempre foi feito por todos os governos anteriores: 65% para a segurança pública e 35% para saúde e educação. Mas ele [Rollemberg] faz o contrário e ainda está usando esse dinheiro para pagar dívidas do governo dele”, reclamou.

De acordo com o deputado, o servidor da Casa Civil “vive atrapalhando o andamento de projetos da bancada do DF”. O parlamentar também acusa o governo de ter apresentado um documento contendo mentiras sobre o déficit na saúde e educação caso fossem realocados recursos dessas áreas para a segurança. “Eu não conheço esse camarada, mas ele sempre mete o bico e mostra um documento falso”, dispara.

Por meio de nota, o GDF denunciou a agressão, a qual chamou de infame e covarde, contra o subsecretário da Casa Civil. O governo afirmou que entrará com um pedido de ação disciplinar e ética contra Bessa.

Para o Palácio do Buriti, o deputado federal agiu de forma intempestiva ao agredir com um soco o subsecretário do GDF que, no estrito dever legal de suas funções, encaminhara um entendimento contra uma emenda do parlamentar.

Confira a íntegra da nota:
O Governo de Brasília denuncia e protesta contra a infame agressão do deputado federal Laerte Bessa contra o subsecretário de Articulação Federal da Casa Civil, Edvaldo Dias da Silva, na Comissão Mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória 821, que trata da criação do Ministério da Segurança.

De forma intempestiva, o deputado federal agrediu com um soco o subsecretário do GDF que, no estrito dever legal de suas funções, encaminhara um entendimento contra uma emenda do parlamentar.

O Governo de Brasília não aceita esse tipo de atuação covarde, que não é digna de alguém que recebeu um mandato parlamentar da população, e que agindo dessa maneira envergonha a representação política.

É uma agressão à democracia, à independência dos poderes e ao Congresso Nacional, que receberá formalmente do Governo de Brasília um pedido de uma ação disciplinar e ética contra o deputado federal brasiliense.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?