metropoles.com

Garotinho será punido por não provar que sofreu agressões em Benfica

Ele será transferido para Bangu 8 e, a partir de agora, será monitorado, inclusive no interior da cela, durante as 24 horas do dia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
PF prende Anthony e Rosinha Garotinho
1 de 1 PF prende Anthony e Rosinha Garotinho - Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) será transferido ao presídio de Bangu 8, no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro. A medida ocorre em “punição por não ter provado as supostas agressões” que afirmou ter sofrido, na cadeia de Benfica, na madrugada desta sexta-feira (24/11).

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a partir de agora, o ex-governador será monitorado, inclusive no interior da cela, durante as 24 horas do dia. Em nota, a Seap informou que “por volta de 1h30 o interno Anthony Willian Garotinho Matheus de Oliveira chamou a segurança da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, alegando ter sido agredido com um taco de beisebol envernizado”.

Ainda de acordo com a secretaria, ele foi socorrido e levado à delegacia para registro de ocorrência. No comunicado, a Seap informou que Garotinho “se encontrava sozinho em uma galeria composta por nove celas, todas vazias”, e que examinou imagens das câmeras instaladas na cadeia pública.

Elas “não detectaram presença de qualquer pessoa ou estranhos, na galeria onde se encontra o detento, que pudessem causar tais lesões”. Após o registro de ocorrência, Anthony Garotinho foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. Agora, espera transferência para a Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8) “como punição por não ter provado as supostas agressões”, informou a Seap.

Transtornos
Mais cedo, também nesta sexta, o juiz Ralph Manhães, da 98ª Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes, pronunciou-se a favor do deslocamento de Garotinho para Bangu 8, conforme solicitou a Vara de Execuções Penais (VEP) do Rio de Janeiro.

No texto que baseou a decisão, a Seap cita os “transtornos” que o ex-governador está causando em Benfica. Segundo a Seap, Garotinho provocou lesões em si mesmo com o intuito de aparentar que teria sido agredido dentro da cadeia. “O caso apontado é extremamente grave e merece apuração”, destacou o magistrado, acrescentando que o ocorrido poderá configurar um caso de falsa comunicação de crime.

“As câmeras dizem mais do que os servidores. Não existe a versão do Garotinho nas câmeras. O Garotinho teve um delírio. Ele está numa galeria sozinho, na cela sozinho. É impossível que alguém tenha entrado na galeria e feito o que ele falou”, disse o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio, Gutembergue de Oliveira.

Garotinho foi preso na quarta-feira (22), pela Polícia Federal, acusado de receber dinheiro ilícito na sua campanha para governador. A PF também deteve a ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho durante a operação. Ela foi levada para um presídio feminino no município de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, reduto eleitoral do casal. (Com informações da Agência Estado)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?