Frejat admite voltar à disputa ao Buriti, se PR aceitar suas condições
Declaração foi dada durante ato político em frente à casa do médico, no Lago Sul. Aliados discutirão condições às 8h desta quinta (19/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Em evento com ares de comício – com direito a três carros de som, faixas e defensores ferrenhos – na QI 8 do Lago Sul, o ex-secretário de Saúde Jofran Frejat (PR) revelou nesta noite que poderá voltar atrás da desistência de concorrer ao Governo do Distrito Federal (GDF). Conforme disse em discurso a cerca de 400 apoiadores, a decisão será anunciada nesta quinta-feira (19/7), após nova conversa com o presidente nacional do PR, Valdemar Costa Neto, e com outros dirigentes de partidos aliados.
“Diante da manifestação, eu não vou tomar essa posição individualmente. Vou refletir sobre o assunto, pensar e me comunicar com os presidentes dos partidos [aliados] e do meu partido. Se não for nas condições que eu quero, não faço”, discursou. Ao anunciar sua retirada da corrida ao Palácio do Buriti, o médico alegou, nessa terça (17), sofrer pressões em troca de apoio político. Ele disse também que, se não pudesse decidir o futuro de sua campanha e eventual governo, não faria sentido ser candidato.
Se vocês acreditam em mim durante todo esse meu trabalho, então me darão este tempo para que eu, refletindo, possa levar amanhã [minhas condições] à discussão, para que os partidos digam como é que eu devo proceder. Se aceitarem, volto atrás.
Declaração de Jofran Frejat nesta tarde (18/7), ao ser ovacionado
O discurso agradou à multidão. O produtor rural Elenivaldo Miguel da Silva, 58 anos, foi ao local prestar apoio a Frejat por acreditar que, em um eventual governo, o médico dará atenção à área agrária no DF e a quem vive da terra. Ele conta que a casa onde morava, no Setor de Chácaras do Guará, foi derrubada há um ano e meio, por isso ele vive agora em um lugar improvisado. “Quero um governador que me tire debaixo da lona e me dê dignidade para produzir minhas hortaliças”, disse.
Para o aposentado Reginaldo Pereira da Silva, 47 anos, Frejat tem condições “de trazer esperança para o povo”. Ele revela ter sido voluntário na campanha do ex-secretário de Saúde para o GDF em 2014. “Vim por amor, acreditando que Frejat precisa assumir a administração do Distrito Federal para estampar alegria no rosto do povo”, afirmou.
Confira fotos do ato em apoio ao ex-pré-candidato:
Apoiadores estão otimistas
Aliados do ex-secretário de Saúde também estão otimistas. Presente no palco montado na principal via do Lago Sul, Laerte Bessa, deputado federal e correligionário de Frejat, comemorou as declarações dadas pelo médico em seu discurso.
“Ele falou isso aqui, mas para mim essa conversa dele é 90% de possibilidade de acontecer”, afirmou. Segundo Bessa, a reunião definitiva sobre a pré-candidatura do ex-secretário de Saúde ocorrerá a partir das 8h desta quinta-feira (19/7), na casa de Frejat, com a presença de Valdemar Costa Neto. “Amanhã vamos ter nosso sim oficial”, declarou Laerte Bessa.
O Partido da República divulgou duas notas oficiais – uma nesta quarta (18) e a outra na terça (17) – nas quais reiterou total apoio ao médico e reforçou a defesa de seu nome para a disputa ao Governo do Distrito Federal.
Confira a íntegra dos textos divulgados:
Nota oficial desta quarta:
O PR-DF lamenta a decisão do seu pré-candidato a governador, Jofran Frejat, face às dificuldades de composição da chapa majoritária, e agradece as unânimes manifestações de solidariedade ao seu pré-candidato a governador, cujas qualidades humanas e políticas são reconhecidas por todos, inclusive pelos partidos adversários.
O PR-DF, através do diálogo com todos os partidos de oposição ao GDF, espera encontrar um novo ponto de equilíbrio político que possa unir a todos num projeto para o resgate de Brasília.
E nesse novo quadro, sem imposições de qualquer ordem, espera poder contar com a valiosa contribuição de Frejat ao Distrito Federal.
Salvador Bispo – presidente do PR/DF
Nota oficial de terça-feira:
O PR nacional; o PR-DF; o deputado federal Laerte Bessa; os deputados distritais Renato Andrade, Agaciel Maia e Sandra Faraj; o ex-governador Arruda; a presidente do PR Mulher, Flávia Arruda; todos os pré-candidatos do partido e filiados reiteram sua confiança em Jofran Frejat e esperam que ele possa reafirmar sua candidatura ao GDF, pois temos convicção que ele é a melhor opção para o DF.
Salvador Bispo – presidente do PR-DF
Também nesta quarta-feira (18/7), a terceira via ofereceu a Frejat a vaga para concorrer ao Buriti como representante da aliança de seis partidos políticos do Distrito Federal. Segundo um dos coordenadores da coalizão, o deputado federal Rogério Rosso (PSD), o grupo aguardará pela resposta do ex-secretário de Saúde até as 14h desta quinta (19).