Fraga, Rosso, Eliana e Rollemberg votam e miram 2º turno com Ibaneis
Candidatos disputam entre si a vaga para concorrer com o emedebista, líder das recentes pesquisas de intenções de voto ao Governo do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Cumprida a obrigação de ir às urnas, os candidatos ao Governo do Distrito Federal alimentam esperanças de chegarem ao segundo turno das eleições, confirmado para ocorrer no dia 28 deste mês. Líder nas mais recentes pesquisas, Ibaneis Rocha (MDB) votou durante a manhã deste domingo (7/10), no Lago Sul. Em tom de tranquilidade, o emedebista não descartou a chance de vencer os adversários sem a necessidade de nova disputa.
“Estou com ótimas expectativas, inclusive de ganhar no primeiro turno. As ruas transmitem isso. Agora, quem for comigo para o segundo, será derrotado”, disse. De acordo com o buritizável, todos candidatos deveriam se recolher no dia da votação a fim de evitar tumulto. O postulante ao Executivo local acompanhará a apuração no Clube da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no Setor de Clubes Sul.
Na disputa acirrada pela vaga no segundo turno, conforme apontam as pesquisas, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) também preferiu votar pela manhã, na Asa Sul. Acompanhado da mulher, Márcia Rollemberg, e do vice de sua chapa, Eduardo Brandão (PV), e e da candidata ao Senado Leila do Vôlei (PSB), o socialista disse estar confiante no resultado. Na expectativa de disputar o segundo turno, o socialista fazia planos. “Vamos falar a verdade e reconhecer as falhas, de que não conseguimos fazer tudo por conta das limitações financeiras e da situação difícil do país”, ressaltou.
Também embolada entre os postulantes que tentam disputar com Ibaneis Rocha no dia 28 de outubro, a candidata do Pros ao Buriti, Eliana Pedrosa, compareceu ao Colégio Mackenzie (Lago Sul), para votar também pela manhã. “Quero que chegue logo o final do dia para contabilizarmos os votos. As urnas são o resultado definitivo. Tenho esperança que dará tudo certo”, comentou.
Rosso e Fraga criticam pesquisas
Empatado tecnicamente com Eliana e Rollemberg, Rogério Rosso (PSD) votou acompanhado da família e apoiadores e garantiu que as ruas mostram um resultado diferente do que as pesquisas têm apontado . “Desde o início da campanha, eu reiteradamente afirmei que alguns institutos de pesquisa seriam desmoralizados neste domingo, e alguns já até lançaram outros resultados para não serem tão desmoralizados assim”, criticou.
Ainda na disputa do segundo pelotão de candidatos, Alberto Fraga (DEM) votou no Lago Norte logo cedo, neste domingo. O democrata afirmou estar confiante para continuar na disputa em um segundo turno. “Eu não acredito nessas pesquisas. Ninguém cresce tanto num curto intervalo de tempo”, disse em relação ao adversário Ibaneis Rocha (MDB).
As pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas no sábado (6/10) apontam para o favoritismo de Ibaneis, com percentuais de voto muito acima dos rivais. Eliana Pedrosa(Pros), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD) têm chances de chegar ao segundo turno, pois estão empatados tecnicamente. Fraga, por sua vez, aparece com menos chances.
Os menos competitivos
O postulante do Novo, Alexandre Guerra, votou na Escola das Nações e foi acompanhado de seu vice, Erickson Blun. Ele disse ter sido um grande privilégio ter participado destas eleições. Ele espera que o Distrito Federal saia diferente das urnas. “Livre de velhas oligarquias que sugam o futuro das pessoas, do corporativismo e do ideologismo que nos levam ao abismo”, destacou.
Já Fátima Souza (PSol) cumpriu o dever no Colégio Santa Doroteia, na 911 Norte, e lembrou que o eleitor ainda pode mudar o futuro da cidade e do País. “As urnas precisam enterrar as praticas da velha política”, afirmou a candidata.
Júlio Miragaya (PT) votou no Colégio Setor Leste, na Asa Sul. O petista chegou à zona eleitoral acompanhado de correligionários.
Já o aspirante do PSTU ao Palácio do Buriti, Antônio Guillen, exerceu o direito democrático no Centro Educacional 2 do Cruzeiro.