metropoles.com

Fátima Souza (PSol) e Cláudia Farinha (PT) acatam plataforma feminista

Grupo suprapartidário lançou, na tarde deste sábado (1º/9), propostas de políticas públicas para mulheres no Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ana Luiza Vinhote
Fátima Souza
1 de 1 Fátima Souza - Foto: Ana Luiza Vinhote

Representantes do PSol e do PT na corrida ao Palácio do Buriti, a professora Fátima Souza e a advogada Cláudia Farinha se comprometeram, na tarde deste sábado (1/9), com a Plataforma Feminista do Distrito Federal — propostas de legislação e políticas públicas voltadas para às mulheres. As duas assinaram um documento para afirmar que, caso sejam eleitas, colocarão em prática os projetos listados na publicação.

Cláudia concorre ao cargo de vice-governadora pelo PT, ao lado do correligionário Júlio Miragaya, enquanto Fátima é a cabeça de chapa do PSol. “Há mais de 40 anos estou na luta para que a mulher também esteja no poder à serviço da sociedade. Nós podemos fazer a diferença”, argumentou a professora.

Mais cedo, Fátima esteve na feira e no comércio do Cruzeiro para conversar com os moradores. Segundo ela, as pessoas reclamaram da falta de infraestrutura na região, como calçadas e estacionamento subterrâneo. “Também sempre falam da questão da saúde porque eu foco muito nessa área. Em toda parte reclamam e eu assumo o compromisso de mudar esta situação”, disse.

Cláudia Farinha participou de reunião nesta manhã com professores para conhecer as demandas dos profissionais da educação. “A gente não vai prometer o que não pode cumprir. Estamos apostando no diálogo para saber de onde vamos tirar os recursos para melhorar a qualidade de vida da população”, disse. Miragaya viajou a São Paulo (SP) para uma reunião do Encontro Nacional Extraordinário do Diálogo e Ação Petista (DAP).

Plataforma Feminista
Mais de 150 mulheres, ao longo de nove meses, criaram um documento que reúne propostas objetivas de assistência social, enfrentamento do racismo e a violência contra as mulheres, segurança pública, entre outros. Segundo o grupo, o objetivo é a promoção de luta sociais, como contra o machismo, o racismo e a homofobia.

“Apresentamos esta plataforma para que candidaturas masculinas e femininas a todos os cargos se comprometam com a formulação e a implementação de legislações e políticas públicas que garantam os direitos das mulheres, em toda sua diversidade”, diz o documento.

Programa Plataforma Feminista DF 2018 by Metropoles on Scribd

Perfis
Professora de ensino superior, Fátima Souza é enfermeira e sanitarista. Apesar de ser debutante em uma eleição, a candidata do PSol já atuou na Secretaria de Saúde do Município de São Paulo, na gestão da ex-prefeita da capital paulista Luiza Erundina. Também ajudou na construção do Programa Saúde da Família (PSF), no Ministério da Saúde, em 1994.

Candidata a vice-governadora pelo PT, Cláudia Farinha, 43 anos, é bacharel em Direito e agricultora familiar. Foi dirigente sindical dos trabalhadores rurais e gerente de área na Secretaria de Agricultura do DF (SEAGRI).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?