metropoles.com

Família e chuva de abraços invadem 1º dia de programa eleitoral na TV

Buritizáveis usaram tempo para se apresentar à população e falar da trajetória no DF. Nada de ataques a adversários

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gui Prímola / Metrópoles
ilustra-tempodetv
1 de 1 ilustra-tempodetv - Foto: Gui Prímola / Metrópoles

O primeiro dia de propaganda eleitoral gratuita na televisão foi usado pelos candidatos para tentar comover os eleitores. Com nove dos 25 minutos disponíveis, nesta segunda-feira (31/8), os postulantes ao Governo do Distrito Federal (GDF) apresentaram a família; mostraram suas formações profissionais, a trajetória política; apareceram abraçando eleitores e falaram de propostas para áreas essenciais. Nada de muitos ataques.

Segurança pública, educação e a vontade de conquistar o título de candidato honesto foram as principais investidas dos buritizáveis. Nos 49 segundos destinados à Eliana Pedrosa (Pros), ela mostrou depoimentos da família. A filha e a mãe falaram um pouco sobre a personalidade da candidata e pontuaram que Eliana tem o “coração do tamanho do mundo”. “Quando você é mãe, enxerga mais a sua responsabilidade. Vê que vai além da sua casa e vai com a vontade de mudar todo o planeta”, disse a postulante ao Buriti.

Alberto Fraga (DEM) ousou na criatividade. O estilo repente – arte brasileira baseada no improviso cantado – deu o tom da música inspirada em Faroeste Caboclo, da banda de rock brasiliense Legião Urbana. A apresentação exibida durante 1 minuto e 50 segundos foi recheada de colagens nas quais Fraga aparece como policial militar: “de soldado a advogado”. A letra aponta que o deputado federal “espantava marginal”. O programa mostrou ainda a família do candidato que tem o maior tempo de TV.

A bandeira da legalidade e honestidade foi levantada pelo advogado Ibaneis Rocha (MDB). O postulante ao Buriti falou em esperança e um futuro melhor para a capital do país. Em 1 minuto e 44 segundos, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF) falou em enfrentar os poderosos. “Se você não acredita em nenhum programa que está em andamento, a proposta do novo está aqui. Vamos nos unir para recuperar Brasília”, disse.

Kacio Pacheco/Metrópoles

 

Mazelas
O deputado federal Rogério Rosso (PSD) aproveitou seu 1min38s para se apresentar e disparar críticas à atual gestão. Em um primeiro momento, Rosso falou da trajetória no DF, com fotos nas quais aparece ao lado da família, na Câmara dos Deputados e, depois, desfiou as mazelas da capital da República, no mesmo tom do programa exibido no rádio no começo da manhã. Exibiu, por exemplo, imagens aéreas – e em preto e branco – do viaduto da Galeria dos Estados que caiu no dia 6 de fevereiro deste ano e ainda não foi reconstruído.

Rosso também apresentou matérias jornalísticas que apontam deficiências na gestão pública. Três delas foram veiculadas pelo Metrópoles: a que retrata dezenas de casos de homicídios e estupros em julho; outra que aponta má gestão de recursos da saúde; e o vazamento de esgoto que causou mal-estar a crianças em uma escola de Ceilândia.

Amor e carinho
O pessedista mostrou, ainda, suas andanças na campanha eleitoral com muitos apertos de mãos, beijos e abraços da população. O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) também lançou mão, durante grande parte dos 1 minuto e 14 segundos a que tem direito, de imagens nas quais aparece recebendo carinho da população. Rollemberg não deixou de lado o bordão o qual afirma ter “arrumado a casa” e repetiu, por duas vezes, outro: “Enfrentamos e vencemos”.

Fazendo referência à sua formação como enfermeira e sanitarista, a professora da Universidade de Brasília (UnB) Fátima Sousa (PSol) usou os 9 segundos para dizer que “Brasília tem remédio”. Para destacar a mensagem, o programa se passou em uma farmácia na qual ela e a candidata a vice-governadora, Keka Bagno, estampam uma caixa de medicamento colocada no balcão.

Logo depois, foi a vez do professor Guillen (PSTU) pedir votos. Como tem 4 segundos, a peça publicitária tinha apenas uma foto. No áudio, declarou: “Para governador, vote Guillen, 16”.

Lula Livre
Imagens da militância nas ruas e um jingle abriram a propaganda do economista Júlio Miragaya (PT). O candidato se apresentou, assim como sua vice, Cláudia Farinha (PT). Os dois destacaram problemas do Distrito Federal, como desigualdade econômica, e prometeram apresentar propostas para a “retomada do crescimento” nos programas seguintes. A dupla não deixou de fora o bordão “Lula Livre”.

O general Paulo Chagas (PRP) usou os 8 segundos disponíveis do partido para pedir que a população não anule o voto. Renan Rosa (PCO) está proibido pela Justiça Eleitoral de veicular propaganda. Com quatro segundos, Alexandre Guerra (Novo) não teve sua propaganda veiculada nesta sexta (31) porque o vídeo não chegou a tempo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Campanhas televisivas
O horário eleitoral é um recurso oferecido pela Justiça Eleitoral para favorecer a aproximação dos candidatos oficialmente registrados com a população. Todas as emissoras com concessão pública, incluindo as comunitárias, são obrigadas a transmitir tanto os programas quanto as inserções das chapas durante o horário comercial.

Os candidatos ao GDF vão aparecer na TV às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois horários: das 13h16 às 13h25 e de 20h46 às 20h55. No rádio, os programas serão transmitidos nos mesmos dias, mas em horários diferentes: das 7h16 às 7h25 e das 12h16 às 12h25.

Antes dos postulantes ao Palácio do Buriti, haverá a aparição dos candidatos ao Senado Federal e à Câmara Legislativa. Nos outros dias, estarão os presidenciáveis e os nomes que tentam uma cadeira na Câmara dos Deputados. Durante a programação comercial das emissoras, haverá inserções – as chamadas pílulas – com distribuição divulgada pelo TRE-DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?