Estagnado em pesquisas, Rollemberg mira servidores e dispara promessas
Governador disse que reestruturação de carreiras será feita a partir de janeiro de 2019, ou seja, apenas se for reeleito
atualizado
Compartilhar notícia
Em vídeos publicados nesta sexta-feira (21/9) em sua conta no Facebook, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) mirou nos servidores públicos, eleitores dos quais tem menor intenção de votos, e fez inúmeras promessas. Entre elas, a reestruturação das carreiras da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do DF, além de recomposição salarial e aumento no valor de gratificações para professores e funcionários da educação.
A iniciativa, entretanto, foi prometida para ocorrer em janeiro do próximo ano e só será efetivada caso o socialista seja reeleito para comandar o Palácio do Buriti. A divulgação dos vídeos marca mudança na estratégia de campanha do candidato, um pouco mais agressiva no quesito das promessas, em função do desempenho nas últimas pesquisas de opinião. Rollemberg encontra-se estagnado na casa dos 12%, de acordo com Ibope e Datafolha.
Os servidores públicos demonstram alta rejeição ao atual gestor do GDF, em função, principalmente, do não pagamento da terceira parcela do reajuste salarial e da não equiparação dos salários dos policiais civis com os da Polícia Federal.
“Os policiais e bombeiros chegaram ao topo da carreira com 15 anos de serviço. A estabilidade no cargo será aos três anos e não apenas com 10 anos, como é hoje”, garantiu o buritizável.
Questionado pelo Metrópoles, Rollemberg disse que, apesar de o projeto estar pronto, não pode executá-lo ainda. “Primeiro, porque não podemos promover qualquer benefício que tenha impacto financeiro para as categorias em ano eleitoral. Segundo, após os ajustes financeiros, vimos que podemos apresentar essa proposta somente em 2019”, justificou.
Com relação à paridade salarial, o chefe do Executivo local disse que irá conceder o mesmo tratamento e os mesmos índices de reajuste para todos os órgãos da Segurança Pública.
Aos professores e demais servidores da educação, o governador disse que, “num próximo mandato”, vai fazer a recomposição salarial da categoria, aumentar gratificações, pagar as licenças-prêmio devidas e criar um programa para o funcionalismo público local superendividado no Banco de Brasília (BRB).
Agenda
Em seu primeiro compromisso do dia, Rollemberg fez breve caminhada, de aproximadamente 10 minutos, pelos comércios de São Sebastião. Recebido por cabos eleitorais que cantavam a música de sua campanha, o buritizável entregou panfletos a comerciantes e moradores da região e prometeu voltar para fazer uma agenda mais extensa na cidade.
O candidato visitou o bairro Crixá, onde se comprometeu a entregar 3.120 novas residências, por meio do programa Aluguel Social. “Em todo DF, vamos entregar 50 mil unidades. Também vamos regularizar o Núcleo Rural Morro da Cruz e construir cinco escolas técnicas em Brazlândia, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho II”, garantiu.