metropoles.com

Equipe de Ibaneis prepara pente-fino no IPTU e pondera reduzir imposto

Segundo o futuro secretário de Fazenda, caso sejam encontradas irregularidades na cobrança, a próxima gestão pode reduzir a alíquota

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Aguas Claras – Brasília, DF – 15/08/2015
1 de 1 Aguas Claras – Brasília, DF – 15/08/2015 - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O futuro secretário de Fazenda, André Clemente, disse nesta quarta-feira (12/12) que a próxima gestão fará um pente-fino no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbano (IPTU) cobrado no Distrito Federal. “Vou ter que entender o que está acontecendo. Houve muita reclamação de excesso de cobrança e aumento de valores de um ano para o outro”, argumentou.

Clemente fez o anúncio nesta quarta, após a aprovação das adequações no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2019 para a redução de tributos como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). As mudanças foram aceitas pela Comissão de Economia, Orçamento e Finança (Ceof) da Câmara Legislativa (CLDF).

Segundo o auditor, caso a próxima gestão enxergue irregularidades ou exageros na cobrança, ela poderá reduzir o valor do IPTU também. “Nós vamos ajustar todos os impostos, mas tendo em mente sempre a responsabilidade fiscal e a legalidade”, completou.

Em outubro deste ano, o Metrópoles mostrou que existem mais de 5,6 mil requerimentos on-line contestando o cálculo do IPTU, de janeiro de 2017 a setembro de 2018. Os pedidos de revisão aconteceram após a utilização da aerofotogrametria pela Secretaria da Fazenda para verificar as áreas de cobrança.

Depois da análise, a Secretaria de Fazenda considerou procedentes, total ou parcialmente, as contestações em 375 imóveis (7% do total). A pasta considera que “a margem de erro é baixíssima”. Em 2017, foram 2.014 contestações em um total de 831.904 imóveis. Neste ano, o número cresceu para 3.635 pedidos de revisão entre 911.610 cadastrados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?