Em Sobradinho II, Eliana promete “trem modernão, igual na Europa”
Proposta é expandir a linha férrea a partir da Rodoferroviária até Planaltina, atendendo, assim, o Eixo Norte, que não possui BRT nem metrô
atualizado
Compartilhar notícia
Líder nas pesquisas de opinião para ocupar o Palácio do Buriti, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) fez campanha em Sobradinho II nesta sexta-feira (31/8). Ao lado de Alírio Neto (PTB), candidato a vice na mesma chapa, ela prometeu ações para a cidade nas áreas de segurança e mobilidade urbana.
Em caminhada pelo comércio, disse que vai beneficiar a cidade com um “trem modernão, igual na Europa” – uma referência à proposta da candidata de expandir a linha férrea a partir da Rodoferroviária até Planaltina, atendendo, assim, o Eixo Norte, que não possui BRT nem metrô.
A insegurança foi outro tema que mereceu atenção de Eliana e Alírio: “Queremos, nos primeiros 100 dias, abrir as 20 delegacias que estão fechadas e convocar os servidores aposentados há até cinco anos. Além disso, vamos implementar na Polícia Civil o serviço voluntário para aqueles que estão de folga e motivar o policial, pagando a paridade o quanto antes”, afirmou Alírio, que é policial civil.
Segundo Eliana, 80% dos processos conduzidos pela 35ª Delegacia de Polícia, de Sobradinho, referem-se à Lei Maria da Penha (violência doméstica). “Está previsto no plano de governo reativar um setor de defesa à mulher em cada delegacia”, acrescentou o candidato ao Senado Juiz Everardo Ribeiro (PMN).
Na questão de segurança nas escolas, Eliana disse querer ampliar o atendimento dos batalhões escolares para o turno da noite. “Temos estudantes nesse período, por meio da Educação de Jovens e Adultos, que ficam mais vulneráveis durante a noite”, disse.
Para o almoço, a comitiva comprou marmita em um dos estabelecimentos e depois seguiu para outro compromisso.
Perfil
Eleita deputada distrital por três vezes, em 2002, 2006 e 2010, Eliana Pedrosa foi secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal. Está pela segunda vez na disputa ao Buriti.
Nas eleições de 2014, chegou a ser anunciada pelo PPS, mas não fechou aliança para vice de José Roberto Arruda (PR). Por fim, saiu para deputada federal e não conseguiu se eleger. Antes de iniciar carreira na política, atuava nas empresas da família.