Em formato inédito, debate Metrópoles com buritizáveis é nesta segunda
É a primeira vez que um evento do tipo será transmitido ao vivo por sete rádios parceiras, além do site e das redes sociais do portal
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta segunda-feira (24/9), nove candidatos ao Governo do Distrito Federal terão mais uma oportunidade de discutir ideias e projetos para melhorar a vida do brasiliense nos próximos quatro anos. A partir das 18h, o Metrópoles realiza debate com os buritizáveis. Mas, desta vez, de forma inédita na história da capital. O site formou uma rede com seis rádios parceiras, além da Metrópoles FM, para levar as propostas dos candidatos ao maior número de eleitores no DF e também na região do Entorno.
O portal foi o primeiro veículo a promover um debate com os pré-candidatos ao GDF, em 9 de julho (foto em destaque). Na ocasião, 453 mil pessoas foram alcançadas pela transmissão ao vivo, no Facebook e no YouTube. Agora, com esse formato inovador, a segunda edição deve atingir um número ainda maior de interessados.
O evento será transmitido simultaneamente, ao vivo, pela Metrópoles FM (104,1), Redentor AM (110), Rádio Atividade FM (107,1), Jovem Pan Brasília FM (106,3), Rádio Supra FM (90,9), JK FM (102,7) e JK AM (1410). Dessas, cinco emissoras pesquisadas pela Kantar Ibope Media alcançam juntas, em média, 62 mil pessoas por minuto. Além disso, será possível acompanhar a transmissão do evento em tempo real no próprio portal e nos perfis do Metrópoles, no Facebook, YouTube e Twitter.
Quem participa
Estarão nesta nova rodada de embate de ideias: Alberto Fraga (DEM), Alexandre Guerra (Novo), Eliana Pedrosa (Pros), Fátima Sousa (PSol), general Paulo Chagas (PRP), Ibaneis Rocha (MDB), Júlio Miragaya (PT), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Rogério Rosso (PSD).
Para definir a participação dos postulantes, o Metrópoles seguiu a orientação da Lei das Eleições, segundo a qual os candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares devem ser convidados, mas também optou por dar chance para que aspirantes ao Palácio do Buriti com o mesmo (ou maior) percentual de intenção de votos exponham suas propostas.
É uma missão e um orgulho grande para o Grupo Metrópoles poder colaborar de alguma forma no processo de decisão dos eleitores candangos. Estamos focados em reunir todas as informações úteis para os cidadãos
Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles
Hora de decidir o voto
Para 68% dos eleitores, debates são “importantes” fontes de informação na hora de se definir o voto. O dado é da pesquisa Metrópoles/FSB, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-07940/2018. O percentual aferido na sondagem supera o verificado em noticiários na TV (60%), conversas com amigos, parentes e vizinhos (52%), e propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (45%), entre outras modalidades.
Para o proprietário das rádios Atividade e Jovem Pan Brasília, Wigberto Ferreira Tartuce, o Vigão, será uma chance única para os candidatos alcançarem os eleitores. “Quando soube da iniciativa do Metrópoles, abracei imediatamente. Estamos em uma campanha atípica, mais curta. O debate vai chegar pelo rádio, no nosso horário nobre. Tenho certeza que vamos bater recordes de audiência e que o debate será um marco na história das eleições de 2018”, afirmou.
Anderson Carlos, diretor do sistema de rádios Paulo Octávio (JK FM e AM), destacou o ineditismo da iniciativa. “Não me lembro de presenciar, nos meus 32 anos de rádio, uma parceria que transmitirá para quase 70 mil pessoas por minuto as propostas dos candidatos ao Governo do Distrito Federal. É uma alegria fazer parte desse momento histórico, inovador e tão importante para os eleitores”, disse.
“A relação dos ouvintes com as rádios é diferente, afetuosa, leal. Quando as pessoas ouvem certa frequência, acompanham sempre. E nós trabalhamos essa relação de confiança. Acredito que o impacto de um debate com candidatos ao governo transmitido por sete rádios será diferente de tudo que já vimos”, ponderou o locutor e apresentador da rádio Redentor FM, Elinson Franklin.
Para o coordenador artístico da Rádio Supra FM, Edson Rabelo, esse contato dos ouvintes com as rádios permitirá que os candidatos cheguem até os eleitores. “Vemos que muita gente não quer falar de política. Há muita gente que não acredita mais nos políticos”, observou. “Acredito que a transmissão pelo rádio vai chamar atenção de muitos eleitores que estavam evitando [debater política], o que permite que as pessoas votem com consciência”, afirmou.
Conheça os candidatos confirmados no debate: