metropoles.com

Em busca de apoio do PDT, Rollemberg fura agenda e prestigia Ciro

O governador chegou à sabatina dos presidenciáveis, organizada pela CNI, nesta quarta (4/7), apenas para abraçar o candidato pedetista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) se cumprimentam em encontro. Ambos sorriem e usam terno - Metrópoles
1 de 1 O presidenciável Ciro Gomes (PDT) e o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB) se cumprimentam em encontro. Ambos sorriem e usam terno - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Um dia depois de o PDT-DF anunciar a decisão de esperar a formação de coligações nacionais para definir o rumo nas eleições de outubro, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) fez questão de marcar presença na sabatina do pedetista Ciro Gomes, pré-candidato ao Palácio do Planalto. O evento foi organizado nesta quarta-feira (4/7) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O governador do DF chegou para acompanhar exclusivamente a participação de Ciro Gomes, por volta das 14h, fora da agenda oficial, embora outros presidenciáveis tivessem sendo sabatinados também.

A presença no Centro Internacional de Convenções de Brasília e o abraço caloroso no presidenciável nem de longe foram despretensiosos. Rollemberg quer o apoio do PDT em sua chapa à reeleição. Com a possibilidade de as decisões serem verticalizadas, conquistar o apoio de Ciro Gomes é quase garantia de uma possível aliança nacional entre PDT e PSB ser replicada na capital.

A persistência do governador tem um motivo: uma coligação entre as duas legendas não é consenso no PDT local. O partido está dividido. No início de 2018, chegou a anunciar o nome do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, como pré-candidato ao Palácio do Buriti. Ele declinou.

Parte da sigla defende o nome de Peniel Pacheco para o Buriti. Outro grupo quer uma coalizão em torno do ex-secretário Jofran Frejat (PR).

Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, tenta ganhar tempo para apaziguar os ânimos e ratificar a aliança. No entanto, recentes declarações de pedetistas brasilienses sobre a legenda “caminhar sozinha”, caso a união com Rollemberg se efetive, o abalaram.

O possível motim dentro do PDT-DF é uma bomba-relógio que pode explodir a qualquer momento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?