metropoles.com

Em audiência na CLDF, moradores reclamam de falta de diálogo do GDF e descaso nas derrubadas da Orla do Lago

Em encontro na Câmara Legislativa, governo e comunidade tentaram chegar a um acordo sobre o melhor modelo de ocupação da área

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: null

A desobstrução da orla do Lago Paranoá ainda deve render muita polêmica. A audiência pública entre os moradores do Lago Sul e Lago Norte na Câmara Legislativa, na noite desta terça-feira (17/11), mostrou duas frentes de batalhas distintas. De um lado a comunidade atingida pelas derrubdas e, do outro, o governo.

Pelo lado da população, a principal cobrança é o descaso com a área que foi desocupada. Segundo a pesquisadora do Instituto Brasiliense de Direito Público Flávia Vera, faltam regras claras e transparentes no processo. Ainda de acordo com ela, o acesso aberto ao Lago leva a uma depredação do meio ambiente.

A também pesquisadora do instituto Adriana Ishihara endossou os argumentos.

A ampla utilização do local levará a um esgotamento dos recursos naturais da cidade

Adriana Ishihara

“Todo esse problema pode ser resolvido desde que a comunidade seja ouvida”, pontuou a arquiteta Clice Almeida, 68 anos, moradora do Lago Sul. A população que esteve presente na reunião queixou-se da falta de diálogo do GDF e apontou o desejo de se sentar com o governo para discutir os projetos.

O professor de direito da Universidade de Montreal Ejan Mackaay, por exemplo, apontou a parceria público privada como uma opção razoável para a gestão da orla. Além disso, ele ressaltou a necessidade do Estado criar regras que dialoguem com os interesses dos envolvidos na questão.

O governo, por sua vez, afirmou que, apesar de entender as reclamações da população, discorda dos pontos levantados.

Encerrando a audiência, a presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Maria Vilas Bôas, lembrou que a desocupação da orla é um assunto que entrou em pauta há quase 10 anos e que o órgão cumpre, atualmente, uma decisão judicial. Ela também recordou que, durante a reocupação pública da orla, o governo fez quatro reuniões com os envolvidos no caso.

O GDF garante que ainda vai realizar três consultas públicas para discutir com a população planos de demarcação dos parques e das poligonais do Lago Sul e Norte. Uma delas será em 19 de dezembro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?