Eliana nega esmola e faz planos para revitalizar Setor Comercial Sul
No coração de Brasília, candidata do Pros ao Buriti propôs videomonitoramento para a região, estacionamento rotativo e internet gratuita
atualizado
Compartilhar notícia
Candidata ao GDF, a ex-deputada distrital Eliana Pedrosa (Pros) percorreu por quase duas horas o Setor Comercial Sul (SCS) nesta terça-feira (28/8). A buritizável propôs uma série de medidas para revitalizar a região, caso seja eleita, e negou esmola a um morador de rua que a abordou durante a caminhada: “Não tenho dinheiro nos bolsos. Mas não poderia te dar nem R$ 0,10. A lei não me permite isso. Infelizmente, não vou poder te ajudar”.
No coração de Brasília, a postulante ao Palácio do Buriti apresentou planos para a região, como o videomonitoramento com câmeras, estacionamentos rotativos e internet gratuita: “Muitas das unidades do Setor Comercial Sul estão desocupadas porque estão desvalorizadas. Então, nós queremos poder revitalizar essa área central, no sentido de tornar os espaços mais agradáveis, trazer mais segurança. É uma área muito movimentada, e queremos que as pessoas se sintam confortáveis, que as empresas voltem a ocupar os locais vazios”.
A candidata propõe vigilância na região a partir de um sistema de câmeras integrado com as polícias, havendo também participação dos comerciantes, mas não deu prazo para tirar a promessa do papel, caso seja eleita. Ainda falta o projeto e o serviço será contratado por meio de licitação, justificou. “Queremos fazer um pouquinho aqui no Plano Piloto e um pouquinho nas demais regiões administrativas. Vamos começar o videomonitoramento no Setor Comercial Sul e, ao mesmo tempo, colocar em Planaltina e dar continuidade no sistema do Gama”, explicou.
Eliana Pedrosa abordou um grupo de lavadores de carro e disse que tinha propostas para eles também. “Rasguei meu título”, provocou um deles. Mesmo assim, ela o abraçou.
Abraço também ganhou a ex-jogadora de vôlei Leila Barros, candidata a uma vaga no Senado pelo PSB, partido de Rodrigo Rollemberg. A ex-secretária do Esporte estava dentro de um carro estacionado no local, viu Eliana passando e saiu para cumprimentá-la. Eliana foi muito receptiva: “É bom ter mulheres no Senado”.
Antes das 11h, Eliana já tinha tomado café da manhã duas vezes. “Hoje, tomei um café reforçado em casa e ali na lanchonete com outras pessoas”, contou. Para manter a saúde, a candidata pretende encaixar as aulas de pilates na agenda de campanha. “Já tem duas semanas que não consegui fazer e estou me ressentindo. Exercício é muito importante. Vou tentar voltar, senão vou ter de caminhar mais”.
Perfil
Eleita deputada distrital por três vezes, em 2002, 2006 e 2010, Eliana Pedrosa foi secretária de Desenvolvimento Social do Distrito Federal. Está, pela segunda vez, na disputa ao Buriti.
Nas eleições de 2014, chegou a ser anunciada pelo PPS, mas não fechou aliança para vice de José Roberto Arruda (PR). Por fim, saiu para deputada federal e não conseguiu se eleger. Antes de iniciar carreira na política, atuava nas empresas da família.